Câmara adere a campanha de alerta contra o suicídio e ficará com a iluminação amarela em setembro

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

Quem passar pela Câmara Municipal de Araras no mês de setembro, notará que a iluminação do prédio estará na cor amarela, com o objetivo de alertar a população da importância da prevenção ao suicídio. No dia 11 de setembro, haverá uma palestra sobre o tema durante a sessão ordinária.

Um projeto de Lei sobre o tema de autoria dos parlamentares, Francisco Nucci Neto (PR) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), foi aprovado pelos vereadores na 22ª sessão ordinária, no dia 3 de julho. O projeto inclui no calendário oficial de Araras, a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, comemorada sempre na semana do dia 10 de setembro, data em que é celebrada o Dia Mundial da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio.

Durante todo o mês de setembro, uma faixa na cor amarela, símbolo da campanha, irá decorar o átrio do Poder Legislativo e as lâmpadas do prédio também estarão na mesma cor. Monumentos, logradouros e instituições públicas de Araras também deverão aderir à campanha. Qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população.

Para os vereadores que propuseram a Lei, Dr. Nucci e Profª Regina, o diagnóstico e o tratamento adequado de distúrbios emocionais e mentais são importantes. “É um tema que exige muito cuidado e atenção das famílias em relação aos jovens, é preciso muita reflexão e conscientização sobre o assunto para que a vida seja sempre valorizada em Araras e em todo o planeta”, relatam os parlamentares.

A psicóloga Elaine Reis da AHEDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã) e voluntária em eventos direcionados a prevenção do suicídio, ministrará uma palestra sobre o Setembro Amarelo, no dia 11, durante a 32ª sessão ordinária na Câmara Municipal. Na oportunidade serão abordadas as formas de prevenção e ética na divulgação do suicídio, a importância de conversar sobre o tema com os jovens para quebrar tabus e vai mostrar números e estatísticas de casos no Brasil.

A Prefeitura Municipal também deverá realizar palestras e seminários sobre o tema aos alunos do ensino médio nas escolas municipais e estaduais, além de qualificar os profissionais da saúde na identificação de possíveis pacientes que se enquadrem nestes perfis.

O suicídio está diretamente ligado a uma profunda depressão emocional, ao stress, alcoolismo, ansiedade e síndrome do pânico. De acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos poderiam ser evitados.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu