Câmara Municipal de Araras, SP, adere a campanha de alerta contra o suicídio

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

O local ficará com a iluminação amarela em setembro

Quem passar pela Câmara Municipal de Araras (SP), no mês de setembro, notará que a iluminação do prédio estará na cor amarela, com o objetivo de alertar a população da importância da prevenção ao suicídio. No dia 11 de setembro, haverá uma palestra sobre o tema durante a sessão ordinária.

Um projeto de Lei sobre o tema de autoria dos parlamentares, Francisco Nucci Neto (PR) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), foi aprovado pelos vereadores na 22ª sessão ordinária, no dia 3 de julho. O projeto inclui no calendário oficial de Araras, a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, comemorada sempre na semana do dia 10 de setembro, data em que é celebrada o Dia Mundial da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio.

Durante todo o mês de setembro, uma faixa na cor amarela, símbolo da campanha, irá decorar o átrio do Poder Legislativo e as lâmpadas do prédio também estarão na mesma cor. Monumentos, logradouros e instituições públicas de Araras também deverão aderir à campanha. Qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população.

Para os vereadores que propuseram a Lei, Dr. Nucci e Profª Regina, o diagnóstico e o tratamento adequado de distúrbios emocionais e mentais são importantes. “É um tema que exige muito cuidado e atenção das famílias em relação aos jovens, é preciso muita reflexão e conscientização sobre o assunto para que a vida seja sempre valorizada em Araras e em todo o planeta”, relatam os parlamentares.

A psicóloga Elaine Reis da AHEDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã) e voluntária em eventos direcionados a prevenção do suicídio, ministrará uma palestra sobre o Setembro Amarelo, no dia 11, durante a 32ª sessão ordinária na Câmara Municipal. Na oportunidade serão abordadas as formas de prevenção e ética na divulgação do suicídio, a importância de conversar sobre o tema com os jovens para quebrar tabus e vai mostrar números e estatísticas de casos no Brasil.

A Prefeitura Municipal também deverá realizar palestras e seminários sobre o tema aos alunos do ensino médio nas escolas municipais e estaduais, além de qualificar os profissionais da saúde na identificação de possíveis pacientes que se enquadrem nestes perfis.

O suicídio está diretamente ligado a uma profunda depressão emocional, ao stress, alcoolismo, ansiedade e síndrome do pânico. De acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos poderiam ser evitados.

Source: Repórter Beto Ribeiro

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu