Empresas criam rede para acelerar a empregabilidade de jovens

Categoria Cidade, Notícias Publicado em

Idealizada pela Nestlé, com atividades e ações conjuntas, nova Aliança apoiará jovens na superação das barreiras para a inclusão deste público no mercado de trabalho

Perspectiva é de que o programa atenda mais de 40 mil jovens que têm a carreira como uma de suas maiores preocupações
PERSPECTIVA É DE QUE O PROGRAMA ATENDA MAIS DE 40 MIL JOVENS QUE TÊM A CARREIRA COMO UMA DE SUAS MAIORES PREOCUPAÇÕES
Dezessete empresas de médio e grande porte uniram-se e apresentaram neste mês de agosto a Aliança pelos Jovens. A iniciativa, idealizada pela Nestlé, contribuirá para aprimorar o conhecimento e a experiência de pessoas com até 30 anos e sua inserção no mercado de trabalho nacional. Além da Nestlé, participam da Aliança pelos Jovens as empresas Barry Callebaut, Bemis, Bunge, Cargil, CSN, Dairy Partners Americas, Engie, Galderma, Givaudan, Google, GRSA, Klabin, Nielsen, Owens-Illinois, Sodexo e Tetra Pak.

A rede promoverá ações que propiciem o aumento da empregabilidade de jovens no mercado brasileiro, empoderando-os em suas escolhas e qualificando-os para que desenvolvam suas competências profissionais. Para as empresas, a aliança fortalecerá sinergias e oportunidades.

A iniciativa é uma resposta a um anseio dos jovens, que têm a carreira como uma de suas maiores preocupações, segundo a pesquisa inédita “Próximos Jovens”, realizada em parceria pela Cia. de Talentos e pela Nextview. O levantamento, realizado com 1,1 mil jovens de todo o Brasil, mostrou que ter uma profissão é uma das prioridades na vida daqueles entre 14 e 19 anos hoje, sendo que 53% dos respondentes elegeram a carreira como uma das três coisas mais importantes da vida, quase empatada com ter uma boa relação familiar. A pesquisa também mostra que esses jovens estão preocupados em conciliar o sucesso profissional com a felicidade pessoal: para 57% dos participantes, ser uma pessoa bem-sucedida no futuro depende do fato de ser feliz no trabalho. Já para 51%, o sucesso está ligado ao trabalho e a ganhar o suficiente para ter uma vida confortável.

Por meio da troca de experiências, a perspectiva é de que o programa atenda aos mais de 40 mil jovens que integram o quadro das empresas participantes com soluções voltadas especificamente para eles. Além disso, o objetivo é contribuir para a criação de novas e melhores oportunidades para esse público, por meio de programas trainees, de estágio e de jovens aprendizes, que somam hoje mais de 5 mil pessoas dentro dessas empresas.

A preocupação da rede de empresas é também desenvolver um ambiente saudável e de crescimento para esses jovens. O objetivo vai em linha aos dados da pesquisa que apontam um ambiente cooperativo, onde todos se ajudam, como principal fator para considerar um trabalho ideal. Além disso, para 60% a principal dúvida sobre a escolha profissional é conhecer suas principais habilidades.

Fonte: Opinião Jornal – Site

Você também pode ler:

Basquete feminino: time sub-13 estreia em competições oficiais

O time feminino de basquete da Secretaria Municipal de Esportes estreou em competições oficiais neste mês de abril. Com

Ler mais...

Secretaria da Saúde confirma 1ª morte por dengue em Araras

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Araras. A vítima trata-se de um idoso

Ler mais...

Programa Casa Ararense: lista de classificação é divulgada

A lista de classificação do Programa Casa Ararense foi divulgada nesta terça-feira (16). A listagem única pode ser conferida neste

Ler mais...

Mobile Sliding Menu