Secretaria de Saúde informa sobre os cuidados para prevenção de acidentes com escorpiões

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Prefeitura de Araras tem desenvolvido várias medidas de controle destes animais em diversas regiões do município

Algumas espécies de escorpiões são extremamente adaptadas a ambientes alterados pelo homem. Esses animais desempenham papel importante no equilíbrio ecológico, como o de predadores de outros seres vivos, devendo ser preservados na natureza. Devido a presença de escorpiões, relatados em diversas regiões da nossa cidade, a Secretaria Municipal da Saúde, comunica sobre os cuidados para prevenção de acidentes causados por esses animais. Pelas últimas notificações, a espécie com maior registro no momento é a Tityus serrulatus, mais conhecido como escorpião amarelo. Este escorpião tem por hábito se abrigar principalmente em bueiros, caixas de esgoto, frestas de parede, ralos de escoamento de água, debaixo de folhas de jardim, ambientes escuros.

As orientações de prevenção são: fechar ou tampar os ralos internos durante o dia e principalmente ao entardecer, telar ralos das áreas externas, vedar frestas nas paredes, pisos e muros, tampar a soleira da porta com rodinho ou rolinho de areia, não deixar acumular entulhos ou materiais de construção, verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas, manter o ambiente limpo e organizado.

Os moradores de regiões próximas de galerias pluviais, áreas verdes e terrenos baldios, devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes como: examinar roupas e calçados antes de usá-los, não acumular coisas embaixo das camas e outros móveis, sofás e berços afastados da parede, lençóis, cobertores e cortinas sem contato com o chão.

A Prefeitura de Araras tem desenvolvido várias medidas de controle destes animais em diversas regiões do município como visita em residências com incidência de escorpiões, dedetização de galerias, fiscalização de terrenos, depósitos de empresas, e orientações quanto ao contato com os mesmos. A tarefa mais eficaz no controle destes e outros animais é realizar o controle do ambiente, o uso de inseticidas comuns não tem sucesso no combate aos escorpiões.

Em caso de acidente, a orientação é: manter a pessoa calma, acionar o SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros 193, e procurar um atendimento médico.

É importante ressaltar que Araras têm todo o suporte necessário para atender as possíveis ocorrências de acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos. As solicitações de vistoria e denúncias devem ser realizadas através do telefone 156, assunto “animais /escorpiões”. Será gerado um número de protocolo, que deverá ser anotado para acompanhamento do atendimento à demanda. É importante não tentar capturar o escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, pois esta atitude pode causar um acidente.

Secom/PMA

Com informações do Setor de Vigilância Epidemiológica de Araras

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu