Projeto quer obrigar comércio a adotar coleta seletiva

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Um projeto de lei apresentado na sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira (4) pode obrigar que os comércios façam a coleta seletiva. Caso seja aprovado, ele pode pressionar a Prefeitura a criar um cronograma de coleta seletiva, mas a Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais cita a falta de recursos financeiros para ampliar o serviço.

O autor do projeto é o vereador Jackson de Jesus (Pros) que justifica a necessidade da preservação do meio ambiente e também a possibilidade da criação de vagas de trabalho no setor, hoje composto por trabalhadores informais e que inclui os que estão dentro da Cooperativa de Reciclagem.

A coleta seletiva até existe em Araras, mas não atende nem um décimo da cidade, conforme dado informado pelo próprio secretário de Serviços Públicos Carlos Cerri Júnior. “É utopia querer resolver a situação de anos em pouco tempo, pois a coleta demanda alto investimento financeiro que a Prefeitura atualmente não tem”, pondera.

A falta da coleta seletiva em todos os bairros vai contra, inclusive, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) que determina que cada município seja responsável pela coleta e destino correto do lixo.

Importante ressaltar que a situação não é exclusiva da atual gestão Pedrinho Eliseu (PSDB), sendo também presente durante a gestão do ex-prefeito Nelson Brambilla (PT). Durante a criação do projeto de lei, o vereador Jackson de Jesus visitou a Cooperativa de Reciclagem localizada no antigo aterro sanitário, extremo da zona leste.

Ele disse que trabalham no local entre 25 a 30 homens e mulheres e a meta do projeto é buscar melhorias para estes trabalhadores. “Pelo que verifiquei a coleta proporciona renda de até R$ 600 para cada pessoa e este valor pode aumentar se a cidade ampliar a coleta seletiva para todos os bairros”, disse.

A cooperativa recebe incentivos da Prefeitura e trabalha com dois caminhões. Tribuna apurou que, além dos cooperados, existe ainda outros coletores que trabalham por conta própria, situação confirmada pelo vereador. “É uma agressão ao meio ambiente e uma perda da possibilidade da criação de vagas de trabalho e geração de renda”, reforça.

Prefeitura trabalha para regularizar cooperados

Questionado sobre a situação atual da coleta seletiva, Cerri disse que atualmente os trabalhadores da cooperativa estão na informalidade e existe a necessidade da adequação conforme determina a lei. “Eles têm direito como qualquer trabalhador e antes de ampliar a coleta para toda a cidade é preciso regularizar a situação da cooperativa e atrair ainda mais trabalhadores”, afirma.

Segundo dados dos Serviços Públicos, com a regularização e ampliação da coleta seletiva a previsão é de geração de vagas de trabalho no setor, que pode passar a contar com 80 famílias.

Jackson citou previsão semelhante e reforça que a ampliação precisa ser feita de forma urgente. “Hoje nem 3% do lixo produzido pela cidade é reciclado e a situação não é de agora, mas vem de outros governos. A cooperativa quer ampliar o trabalho, mas é preciso educar a população e somente com a criação de um cronograma de coleta será viável colocar a coleta em prática”, disse Jackson.

Sobre a regularização, Cerri disse que está em andamento e deve sair até o fim do ano. Porém, na questão do aumento da coleta seletiva foi mais ponderado e afirmou que será à longo prazo. Porém, alguns projetos podem sair do papel nos próximos meses e um deles é a criação de ecopontos.

Os ecopontos são locais destinados para que a população deposite de forma correta materiais que podem ser reciclados, inclusive restos da construção civil. A retirada dos materiais dos pontos pode ser feita tanto pela Prefeitura como por cooperados. Tribuna apurou que em Rio Claro e Limeira os pontos já existem, a vizinha Leme já estuda adotar. “Seria uma forma de facilitar a vida do cidadão que deseja destinar corretamente o lixo, mas hoje não encontra alternativa”, finaliza Cerri.

Projeto pode ser primeiro passo para aumentar coleta seletiva

Importante ressaltar que o projeto de lei do vereador Jackson de Jesus (Pros) inclui somente estabelecimentos comerciais e não residências, mas o edil defende que pode ser o primeiro passo para o aumento do lixo reciclado coletado pela cooperativa.

O projeto cita os estabelecimentos comerciais que entram na possível lei como shoppings, lojas, hipermercados e similares, casas lotéricas, cinemas, bares e similares. Estes estabelecimentos teriam que colocar à disposição dos clientes recipientes coloridos para facilitar a distinção entre eles, conforme a natureza dos resíduos sólidos a serem coletados.

As lixeiras coloridas deverão ficar dispostas uma ao lado da outra, de maneira acessível, formando conjuntos de acordo com os tipos de resíduos. O projeto prevê ainda que as lixeiras terão que ficar em locais acessíveis e de fácil visualização e com especificações do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Caberá ao comerciante “recolher periodicamente os resíduos coletados e enviá-los para locais adequados, com vistas à sua reciclagem, dando-se aos não recicláveis a devida destinação. Os estabelecimentos deverão firmar parcerias com cooperativas de reciclagem localizadas no Município, para a destinação dos materiais recicláveis”, consta no projeto.

Depois da parceria entre o comércio e a cooperativa, a mesma deverá cumprir o cronograma para a retirada do material. O projeto também cita regras que devem ser criadas como placa indicativa em cada lixeira e suas respectivas cores, facilidade para portadores de algum tipo de deficiência.

O mesmo tempo cita punições para quem descumprir o projeto de lei como prazo e cada comércio terá 30 dias para se adequar, caso o projeto seja aprovado. Quem descumprir poderá ser multado em R$ 1 mil, valor que dobra em caso de reincidência. O projeto tem previsão de voltar ao plenário da Câmara em até 90 dias, antes precisa passar pelas Comissões de Justiça e Redação, Obras e Finanças da Casa.

Fonte: Tribuna do Povo – Site

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu