Psicóloga Elaine Reis discursa sobre a prevenção ao suicídio durante sessão ordinária

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em
- Updated

A Câmara Municipal de Araras recebeu, durante a 32ª sessão ordinária, na noite da última segunda-feira (11), a psicóloga, Elaine Reis, da AHEDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã), que discursou sobre a importância de valorizar a vida e a prevenção ao suicídio, o evento faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, projeto de Lei de autoria dos parlamentares Francisco Nucci Neto (PR) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), aprovado pelo Legislativo no dia 3 de julho deste ano com o objetivo de conscientizar a população quanto à temática. Todo o dia 10 de setembro é celebrada a data oficial da Prevenção Mundial do Suicídio.

A psicóloga discorreu sobre as formas de prevenção e ética na divulgação do suicídio, a importância de conversar sobre o tema com os jovens e apresentou slides com estatísticas de suicídios no Brasil segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com os números apresentados, há uma estimativa de 804 mil homicídios por ano no mundo, sobretudo, em países onde a renda é considerada baixa ou média, os casos envolvem principalmente os homens, a cada 48 segundos existem pessoas cometendo suicídio no mundo. “O suicídio é um processo de decisão sobre as vantagens e desvantagens de viver, trata-se de um ato cujo risco pode aparecer em diversos tipos de agravos de saúde mental ou relacionados a doenças físicas, crônicas, doenças terminais, desemprego entre outros, sendo considerado um problema de saúde pública, o suicídio demanda a atenção de toda a sociedade”, discursa.

Elaine explicou ainda, que o Brasil é o oitavo país em número de suicídios, em 2012 foram 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. Entre os jovens, o suicídio só perde para as mortes em acidentes de trânsito e por violência armada. Para a psicóloga, as pessoas que fomentam a ideia do suicídio, na sua grande maioria dá alguns sinais claros de que está com sérios problemas para os quais não vê saída racional e objetiva, atualmente há um aumento dos casos em idosos. “Houve um aumento dos suicídios entre os idosos em 2016 e agora em 2017, por causa de eles se sentirem inúteis, desamparados, por ficarem viúvos, por se aposentarem e acharem que não servem mais para nada”, relata.

Durante o discurso, Elaine garantiu que se for trabalhada a prevenção, de cada 10 casos de suicídios, nove podem ser evitados. “A prevenção não é feita só em setembro não, em época de campanha, é feita o ano inteiro, é importante acompanhar a alteração de comportamento das pessoas e oferecer ajuda se necessário”, alerta. O médico e autor do projeto da campanha ‘Setembro Amarelo’, o parlamentar Francisco Nucci Neto, elogiou o discurso da psicóloga Elaine Reis e se mostrou satisfeito em saber que 90% dos casos podem ser evitados. “Quero agradecer sua presença e parabenizar por combater o suicídio e fiquei muito feliz em saber o quanto é fácil evitar uma tragédia, muito bom saber que cada 10 casos, nove podem ser evitados”, destaca.

O vereador Romildo Benedito Borelli (PSD) disse que houve um aumento nessa questão de suicídio nos últimos anos e atribui a situação pela falta de perspectiva, estresse e depressão das pessoas. “Tive a pouco tempo uma pessoa da minha família que apresentou essas características e foi difícil reanimá-la, semana passada um senhor no bairro belvedere cometeu o suicídio com 71 anos, uma pessoa que está com depressão, precisa acreditar em um ser superior, entendo que essas pessoas não podem ficar sozinhas”, disse.

A vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel, também autora do projeto de Lei ‘Setembro Amarelo’, questionou a psicóloga se o paciente apresentar melhoras após ser medicado, se há a necessidade de continuar o acompanhamento. “Existem estudos que comprovam que quando o paciente apresentar melhoras, não significa que ele está curado, mesmo estando alegre, feliz é preciso ficar atento, inclusive se ele tiver um comportamento de organizador nesse período, por exemplo arrumar o quarto, deixar os sapatos no lugar certo, os livros bem arrumadinhos, isso pode ser um sinal de que ele vai cometer o ato, então, é preciso muito cuidado”, explica Elaine.

Os parlamentares Eduardo Elias Dias (PHS) e Jackson de Jesus (PROS) elogiaram o trabalho da psicóloga no sentido da prevenção. “Parabéns pela explanação do tema, a depressão de fato é uma doença silenciosa e que inspira cuidados, estudando sobre o assunto li que o suicida ele não quer acabar com a vida e sim acabar com a dor, então é importante esse trabalho de prevenção para poupar vidas”, disse Jackson. “Quero agradecer a sua presença aqui nesta Casa de Leis e nos ensinar com esse tema tão importante, pois é um assunto que preocupa muitas famílias, precisa da mobilização e ajuda das autoridades para conscientizar as pessoas sobre o valor da vida”, disse Eduardo Elias Dias.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), agradeceu a presença da palestrante na sessão e pediu a continuidade no trabalho de conscientizar as pessoas quanto a prevenção ao suicídio. “Nós vereadores ficamos extremamente felizes com a explanação do tema, principalmente nos dias de hoje, aliás se encaixa perfeitamente neste mês, já que a Câmara aderiu à campanha do ‘Setembro Amarelo’, continue tratando dessa questão com responsabilidade, nossas homenagens a você e a AEHDA”, finaliza Eliseu.

No próximo sábado (16), a psicóloga Elaine Reis fará uma palestra sobre o tema na sede da AEHDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã), às 14 horas.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu