Vereadores vão cobrar leitura da Bíblia já na segunda-feira

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

Os vereadores Regina Corrochel (PTB), Marcelo de Oliveira (PRB) e Deise Olímpio (PSC) garantiram que já na próxima segunda-feira (4) vão cobrar do Presidente da Câmara a leitura da bíblia cristã antes dos trabalhos da sessão ordinária.

O anúncio foi feito pelo vereador Marcelo de Oliveira, em entrevista concedida à Rádio Gospel FM de Araras na manhã de sexta-feira (1). Marcelo reforçou a proposta de que a bíblia permaneça sobre a Mesa da Presidência e que em toda sessão haja leitura do livro religioso.

Na entrevista o vereador garantiu que não há necessidade de votação para a indicação passar a ser praxe na Câmara. Para ele, já que 10 vereadores assinaram a indicação, o presidente Pedro Eliseu (DEM) pode, já a partir de segunda-feira, introduzir na Câmara o rito. Se Eliseu não acatar o pedido, Marcelo prometeu propor que a medida seja imposta em lei.

“Estaremos protocolando na segunda-feira um projeto de lei. E aí vai passar para votação, pelo crivo de todos os vereadores”, garantiu.

Ainda falando à Gospel FM de Araras, a vereadora Deise Olímpio garantiu que que nenhum vereador seria compelido a ler a Bíblia.

Houve, durante a entrevista, até a citação sobre a existência de símbolos religiosos dentro da própria Prefeitura e insinuação de que seria “muito estranho” se a proposta dos vereadores religiosos não prosperasse na Câmara.

Regina Corrochel garantiu que se algum vereador não quiser fazer a leitura da Bíblia “será passada a vez” e mesmo admitindo que a ideia partiu dos três entrevistados, insistiu que o restante dos vereadores que toparam assinar – outros sete – também são considerados ‘autores’. Apenas Francisco Nucci (PR) não assinou a indicação, reforçando respeito aos religiosos, mas defendendo que esse tipo de assunto não cabe à Câmara.

Marcelo de Oliveira, ainda na manhã de sexta-feira, chegou a declarar que Nucci não teria “conhecimento” do assunto religioso, e por isso não teria se posicionado a favor da pauta. “Ele não conhece as maravilhas contidas nos trechos bíblicos”, citou Marcelo.

O vereador foi além. “Ele (Nucci) se mostra pessoa ignorante nesse assunto. Por isso que ele não assinou. E os demais vereadores assinaram porque? Porque têm experiência, porque tem vivência, porque sabem da importância de nós termos essa palavra tão linda e inspiradora que é a Palavra de Deus”, pontuou o vereador, que também declarou que Nucci “é um bom médico, um bom profissional”, mas ainda assim seria “ignorante” nesse assunto. Marcelo fez questão de deixar claro que a referência não foi em tom pejorativa e nem jocoso.

Câmara dos Deputados já prevê que Bíblia fique sobre a Mesa

O Regimento Interno da Câmara dos Deputados já prevê no § 1º do artigo 79 que “a bíblia Sagrada deverá ficar, durante todo o tempo da sessão, sobre a mesa, à disposição de quem dela quiser fazer uso”. Mesmo não impondo a leitura do livro religioso, a Câmara dos Deputados prevê que o Presidente declarará aberta a sessão, proferindo as seguintes palavras: ‘Sob a proteção de Deus e em nome do povo brasileiro iniciamos nossos trabalhos’.”

Já o Regimento Interno do Senado Federal não prevê a presença da bíblia, mas determina no artigo 155 que ao abrir a sessão o presidente diga “sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos”. Já o Regimento Interno do Congresso Nacional não prevê nenhum dos dois procedimentos.

Além disso, algumas Câmaras municipais preveem procedimentos similares. Em Piracicaba, por exemplo, a leitura é obrigatória. Essa imposição chegou a causar problemas em 2012. Numa sessão um funcionário do Ministério Público foi expulso do plenário da Câmara piracicabana por não ficar em pé durante a leitura de um trecho da bíblia. Na época a Ordem dos Advogados do Brasil se manifestou considerando o ato inconstitucional.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu