Piloto de caça da FAB fica surpreso com avião Mirage na praça do Ginásio de Esporte

Categoria Cidade, Notícias Publicado em

O coronel-aviador da FAB (Força Aérea Brasileira), Décio Dias Gomes, ficou surpreso quando visitou Araras há três meses e viu o avião modelo Mirage F-103, exposto como monumento na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger. “Ele foi um marco histórico para a defesa nacional”, afirma.

Dias Gomes é coronel da reserva remunerada e trabalha na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga. Ele explica que a surpresa também se deve à restrição de municípios que contam modelos expostos. “A maioria dos Mirage sem uso está em órgãos institucionais e pontos do Distrito Federal e acredito que Araras é uma das únicas cidades, fora desse circuito da FAB, que guarda um modelo. Por isso a surpresa em rever um avião de tamanha importância”, ressalta.

Foto do início dos anos 2000 mostra frota de aviões Mirage na Base Aérea de Anápolis: o que está no Ginásio de Esporte também está na foto
(Crédito: Arquivo Pessoal)

Tribuna conversou com o coronel Dias Gomes ontem (9), que recordou momentos marcantes de sua vida profissional com o caça. Natural do Rio de Janeiro, Dias Gomes se formou em piloto na Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) em Barbacena/MG. Depois foi para a AFA concluir os quatro anos da formação superior.

“Entrei e me formei muito jovem, aos 21 anos, em 1987. Aliás, pilotei avião antes de tirar minha CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”, disse brincando. Foi após a especialização em piloto de caça, feita na base de Natal/RN, que o coronel teve contato com o Mirage. “Somente a BAAN (Base Aérea de Anápolis), em Goiás, que abrigava os modelos e serviam para proteger Brasília, no Distrito Federal”, explica.

A Base de Anápolis fica distante 150 quilômetros de Brasília e a FAB tinha 16 caças Mirage, mesmo modelo que está em Araras. Os Mirage representaram, em termos militares, um marco na soberania nacional. A numeração de Araras indica que ele era um modelo para apenas um piloto.

De fabricação francesa, a Dassault, as aeronaves foram compradas em 1972, ano em que o Brasil entrou na era dos jatos que ultrapassam a barreira do som e superam 1.250 quilômetros por hora. “Tive a inesquecível oportunidade de pilotar o caça e ver a curvatura da Terra”, relembra.

Coronel Dias em sua última viagem no Mirage: “vi a curvatura da Terra e foi inesquecível”
(Crédito: Arquivo Pessoal)

Além de proteger a capital federal, os Mirage também tinham poder para abater aviões em situações de atentados terroristas, por exemplo. Devido ao marco que representou, o coronel Dias Gomes ressalta a importância da cidade manter o modelo exposto para a população.

A unidade que está na praça do Ginásio de Esporte realizou seu primeiro voo em 1989 e o último foi em 30 de dezembro de 2005. No total foram 6.028 horas de voo e 8.124 pousos. Em 2012, o avião foi doado pela FAB para a Prefeitura em comemoração aos 150 anos de Araras.

“Os Mirage foram substituídos pela mesma marca, mas modelo 2000. Depois, chegaram os F-5, que é menor, mas suficiente para cumprir as missões rotineiras. Atualmente, a FAB aguarda a chegada dos modelos Gripen, comprados há cerca de dois anos, da fabricante sueca Saab”, finaliza o coronel.

Fonte: Tribuna do Povo

Piloto de caça da FAB fica surpreso com avião Mirage na praça do Ginásio de Esporte

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu