Diretora aposentada do Cesário Coimbra recebe título de cidadã ararense

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em
- Updated

A professora e ex-diretora da escola Cesário Coimbra de Araras, Maria de Lourdes Camargo Buragas, recebeu na última sexta-feira (8), o título de Cidadã Ararense da vereadora, Regina Noemia Geromel Carrochel (PTB) em cerimônia realizada no plenário “Bruno Moisés Batistella” com a participação do presidente da Câmara Municipal, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), o vereador Marcelo de Oliveira, o prefeito municipal Pedro Eliseu Filho, parentes e amigos.

A colega de trabalho, Maria Amélia Pereira Nascimento, lembrou emocionada quando ambas iniciaram a carreira. “Os desafios foram muitos, pois chegar a uma cidade estranha não foi fácil e eu pude compartilhar esse momento, o qual você não mediu esforços e levou o nome do Cesário Coimbra aos mais distantes lugares do estado de São Paulo com tanta dedicação e amor pela profissão”, disse.

O amigo e também diretor de escola, Itacir Barreti enumerou as ações feitas pela colega e a parabenizou pela homenagem. “A Dona Lurdinha transformou a escola Cesário Coimbra em uma referência na região com sua dedicação e com a ajuda de sua equipe, a Lurdinha sempre foi um exemplo para todos nós educadores”, discursa.

O presidente da Câmara, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM) disse que a homenagem é para expressar a gratidão do povo de Araras à professora e diretora Maria de Lourdes Buragas pela dedicação no exercício de sua profissão. “Foi aqui que Dona Lurdinha disseminou amor, dedicação e força de vontade para levar ao longo de sua carreira toda a sua sabedoria e conhecimento. É uma educadora exemplar e com uma imensa contribuição para o progresso de nossa querida cidade de Araras, educando nossos jovens e ensinando o caminho correto da vida”, declara.

O prefeito municipal de Araras, Pedro Eliseu Filho disse que o título de cidadã ararense à diretora aposentada Dona Lurdinha é justíssima e fez questão de lembrar da época em que a teve como diretora. “Tenho a absoluta convicção de que a educação de Araras nessa noite está em festa porque estamos homenageando uma das mais importantes e revolucionária educadora de Araras, é um privilégio de nossa cidade termos a Dona Lurdinha junto do nosso convívio, pois, é um exemplo de vida e de respeito com o próximo”, disse.

A proponente do título, a parlamentar Regina Noêmia Geromel Carrochel citou a trajetória vivida pela homenageada. “A Dona Lurdinha desenvolveu um trabalho sério enquanto diretora de escola, sempre foi uma pessoa honestíssima, de uma competência ímpar e um talento apuradíssimo, em nome de todos os ararenses gostaria de parabenizar pelos 40 anos de dedicação à educação de Araras”, destaca durante seu discurso.

Apesar da dificuldade de locomover-se, a diretora aposentada Maria de Lourdes Camargo Buragas, natural de Bragança Paulista e agora efetivamente ararense, fez questão de explanar os percalços enfrentados no início de carreira da Tribuna do Plenário. “Neste momento a emoção toma conta do meu coração, trago comigo as melhores recordações dos dias felizes que aqui eu vivi por uma educação de qualidade e pelo jovem se educar de uma forma integral para que sempre tivesse a melhor qualidade de vida e liberdade de poder pensar e agir. Lutamos juntos para ensinar quais eram os verdadeiros valores de honestidade, da ética e do respeito pelo ser humano, além de valorizar a igualdade, a lealdade e a fraternidade”, disse.

Trajetória de sucesso.

Maria de Lourdes Buragas é natural de Bragança Paulista, nasceu em 21 de fevereiro de 1944, sendo filha de José Manoel de Camargo e Maria de Lourdes de Locio Camargo, casada com o professor de educação física José Vitor Buragas e mãe de Andréa, Adriana e Alex, atual diretor do Procon de Araras.

Aos sete anos perdeu o pai, sua mãe viúva e com três filhos menores foi obrigada a trabalhar fora de casa e se mudaram para Santo André, onde a mãe havia conseguido um emprego. Foi em Santo André que Dona Lurdinha cursou o ensino fundamental, ensino médio e posteriormente a Faculdade de Pedagogia. “Foi um período muito difícil, pois, viajava de Santo André a São Paulo após uma jornada de trabalho de oito horas, assistia às aulas das 19h até às 22h30 e saía correndo para não perder o trem na Estação da Luz”, recorda.

Após um período longo de tanto esforço e dedicação, a recompensa profissional chegou em 1978, quando assumiu o cargo de diretora de Escola do Cesário Coimbra, onde desenvolveu um trabalho sério e dinâmico baseado nas Leis da Educação que sempre procurou respeitar e cumprir, porém sem perder o amor, o carinho e a humanidade para com os alunos, pais, professores e funcionários.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu