Edital Polícia Civil para nível médio e superior deve sair até janeiro

Categoria Notícias, Polícia Publicado em

Há anos sem abrir concurso, a Polícia Civil do Estado de São Paulo divulgou no início do mês passado que abriria novas vagas para diversos cargos. Isso ocorreu após autorização do Governo do Estado para preenchimento de 2.750 vagas para carreiras de nível médio e superior. As comissões do certame já foram formadas e publicadas na Imprensa Oficial paulista e o edital para o concurso deve sair até janeiro.

Após cerimônia de posse de 1.240 policiais, realizada na tarde do último dia 21 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, o delegado geral, Youssef Abou Chahin, revelou que as comissões organizadoras já estão concentradas na elaboração dos editais.

A expectativa agora é pela definição da organizadora, prevista para acontecer ainda este ano. “A Academia de Polícia vai definir o critério de escolha da empresa para a primeira fase. É necessário saber o método que ela adotará e se será possível abrir inscrições para todas as carreiras simultaneamente. Estamos correndo para definir isso até janeiro”, completou Chahin.

Vagas do concurso Polícia Civil SP

A PC SP recebeu, no dia 1º de novembro, a autorização do governador Geraldo Alckmin para preenchimento de 2.750 vagas para diversas carreiras da PC SP. Alckmin também anunciou o esgotamento da lista de nomeados de concursos passados.

No último dia 9 de novembro, a PC SP baixou a resolução SSP-118, em que informa que as provas dissertativas de seu concurso público terão notas de 0 a 100 pontos, além de estabelecer que as provas escritas para as carreiras de investigador e escrivão ocorrerão na mesma data e horário. Isso inviabiliza a inscrição para as duas carreiras.

Déficit pede o concurso Polícia Civil SP

Delegados

O déficit de delegados, responsáveis por conduzir investigações criminais, já atinge uma a cada seis vagas estabelecidas para o cargo no Estado. Entre investigadores e escrivães, a proporção é de um para quatro. Na visão de agentes de segurança e especialistas, os índices revelam o “sucateamento” da Polícia Civil.

Quase 14 mil vagas ociosas

Sindicatos das categorias afirmam, com base em dados publicados no Diário Oficial do Estado do dia 30 de abril, que faltam pelo menos 13.913 policiais civis em São Paulo, ou cerca de 30% do efetivo fixado.

Cargos vagos por carreiras na Polícia Civil SP

Atualmente, 560 das 3.463 vagas para o cargo – ou 16,17% – não estão preenchidas. “O claro é gigante. Hoje não tem metade dos policiais que havia quando eu entrei na Polícia Civil, há mais de 30 anos”, afirma um delegado titular que atua na capital. Por causa do déficit, um único profissional chega a presidir 1,2 mil inquéritos. “É humanamente impossível investigar tanta coisa, não vai dar resultado nenhum”, diz George Melão, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

Escrivães e Investigadores

Em São Paulo o déficit de escrivães e de investigadores é de 2.180 e 2.851, respectivamente, conforme os dados de abril. O número representa 24,45% e 23,84% do total de vagas fixadas para cada uma das carreiras. “A situação está pior no interior, onde as delegacias estão recebendo funcionários de prefeituras, que não são policiais. Se tirar essas pessoas, 70% dos distritos fecham”, diz Melão.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o déficit no quadro da Polícia Civil foi agravado a partir de 2014 pela Lei Complementar 144/2014, que baixou em cinco anos o teto para aposentadoria de policiais e estabeleceu idade máxima de 65 anos. “Com isso, houve a aposentadoria compulsória de 862 policiais civis entre 2014 e 2015”, diz. A regra foi revogada em 2015, mas os cargos não foram restituídos automaticamente.

Serão oferecidas chances para nível médio e superior nas funções de:

Escrivão: 800 vagas (nível superior em qualquer área);
Investigador: 600 vagas (nível superior em qualquer área);
Agente Policial: 400 vagas (nível médio);
Agente de Telecomunicação: 300 vagas (nível médio);
Delegado: 250 vagas (graduação em direito);
Auxiliar de Papiloscopista: 200 vagas (nível médio); e
Papiloscopista: 200 vagas (médio).

Você também pode ler:

Pearl Skin: conheça a tendência de pele cintilante do TikTok

A pele de pérola é a nova tendência de beleza que vem bombando no TikTok. Na rede, a hashtag

Read More...

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder

Read More...

Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza

Read More...

Mobile Sliding Menu