24º Cortejo “Águas de Oxalá” intensifica luta contra o racismo e intolerância religiosa

Categorias Eventos, Notícias

O 24º Cortejo “Águas de Oxalá”, que aconteceu no último domingo (28/01), em Araras, intensificou a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento contou com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz e apresentações musicais.

A programação começou na sexta-feira (26/01) no Sítio Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural Araras 3. Já no domingo, religiosos de Araras e região percorreram as ruas da região central da cidade até a Igreja Santa Cruz, onde foi realizada a louvação aos orixás e a tradicional lavagem das escadarias e do entorno do local com água de cheiro.

O Cortejo foi realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e do Conselho Municipal da Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, em parceria com a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.

Em Araras, o “Águas de Oxalá” teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.

No início, o evento envolvia a lavagem da escadaria sob a imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, com o apoio do Município de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou a ser realizada na Capela de Santa Cruz.

Fonte: PMA/Secom

Você pode ler também!

Copa do Mundo 2018: Confira o horário de funcionamento da Prefeitura nos dias de jogos do Brasil na 1ª fase

Serviços de saúde, segurança, coleta de lixo domiciliar e abastecimento de água não serão interrompidos no

Read More...

Porta a porta: Prefeitura realiza 1º Mutirão da Campanha do Agasalho 2018

Voluntários de 12 vans escolares, com o apoio de 30 jovens do TG de Araras, percorreram

Read More...

2ª Feira das Profissões reuniu mais de 4 mil pessoas em Araras

Iniciativa educacional aconteceu na última semana no Centro Cultural e serviu para os estudantes conhecerem cursos

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu