24º Cortejo “Águas de Oxalá” intensifica luta contra o racismo e intolerância religiosa

Categoria Eventos, Notícias Publicado em
- Updated

O 24º Cortejo “Águas de Oxalá”, que aconteceu no último domingo (28/01), em Araras, intensificou a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento contou com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz e apresentações musicais.

A programação começou na sexta-feira (26/01) no Sítio Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural Araras 3. Já no domingo, religiosos de Araras e região percorreram as ruas da região central da cidade até a Igreja Santa Cruz, onde foi realizada a louvação aos orixás e a tradicional lavagem das escadarias e do entorno do local com água de cheiro.

O Cortejo foi realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e do Conselho Municipal da Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, em parceria com a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.

Em Araras, o “Águas de Oxalá” teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.

No início, o evento envolvia a lavagem da escadaria sob a imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, com o apoio do Município de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou a ser realizada na Capela de Santa Cruz.

Fonte: PMA/Secom

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu