24º Cortejo “Águas de Oxalá” intensifica luta contra o racismo e intolerância religiosa

Categorias Eventos, Notícias

O 24º Cortejo “Águas de Oxalá”, que aconteceu no último domingo (28/01), em Araras, intensificou a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento contou com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz e apresentações musicais.

A programação começou na sexta-feira (26/01) no Sítio Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural Araras 3. Já no domingo, religiosos de Araras e região percorreram as ruas da região central da cidade até a Igreja Santa Cruz, onde foi realizada a louvação aos orixás e a tradicional lavagem das escadarias e do entorno do local com água de cheiro.

O Cortejo foi realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e do Conselho Municipal da Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, em parceria com a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.

Em Araras, o “Águas de Oxalá” teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.

No início, o evento envolvia a lavagem da escadaria sob a imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, com o apoio do Município de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou a ser realizada na Capela de Santa Cruz.

Fonte: PMA/Secom

Você pode ler também!

Inauguração do Ganha Tempo será na próxima segunda-feira, dia 22; intervenções no prédio estão na fase final

Novo programa tem como objetivo dar agilidade e conforto humanizando ao ararense e oferecer serviços essenciais

Read More...

Secretaria de Obras instala novas grelhas de águas pluviais no Parque Industrial

Ao todo, três peças foram recolocadas na Rua Rio Grande do Sul, próximo ao Jardim Santa

Read More...

Câmara aprova o Dia do Profissional de Educação Física em Araras

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (08), na 36ª sessão ordinária, o projeto de lei

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu