Secretário de Saúde confirma que Araras está fora da área de risco da Febre Amarela

Categoria Notícias, Saúde Publicado em
- Updated
Secretário de Saúde tranquiliza população sobre doença, e alerta que vacina aplicada na cidade é somente para vem vai viajar para matas e fazendas nas áreas de risco.

         O secretário municipal de Saúde de Araras, Luiz Emílio Salomé, relatou nesta quarta-feira (17/01) que os ararenses podem ficar tranquilos sobre a Febre Amarela, pois a cidade de Araras está fora da área de risco.

A Organização Mundial de Saúde incluiu a cidade de São Paulo nesta semana como área de risco e, consequentemente, estendeu para todo o Estado de São Paulo a recomendação para a população se vacinar com as doses fracionadas. Essa medida de precaução da OMS ocorreu porque a entidade não tem como prever especificamente o destino de viajantes nesses territórios.

Entretanto, o Ministério da Saúde incluiu apenas a região oeste do Estado como área de risco, e a Secretaria de Estado de Saúde informou que somente 54 cidades integram essa lista, e Araras está fora. A vacinação fracionada nessas 54 cidades, para toda população, foi antecipada para 29 de janeiro.

A recomendação é que os moradores de outras cidades, como Araras, só tomem a vacina contra a Febre Amarela quem realmente vão viajar para essas áreas de risco, ou para matas e fazendas. “Importante ressaltar que o munícipe faça a imunização em casos realmente pertinentes e necessários”, comentou o secretário de Saúde de Araras, Luiz Emílio Salomé. E quem já recebeu uma dose completa já está imunizado pela vida inteira.

 

Novas doses vão chegar em Araras na próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Araras recebeu centenas de pessoas nesta semana em busca da vacina contra a Febre Amarela, depois da notícia da OMS de que todo o Estado estaria na área de risco. Como explicado, Araras está fora dessa área de risco, mas mesmo assim muitas pessoas foram até a Secretaria em busca da vacina.

A Diretora da Vigilância Epidemiológica de Araras, Margareth Pagotti, pediu para a população não se desesperar. Ela relatou que aplica em média 50 vacinas por dia contra a Febre Amarela, mas em dois dias desta semana (15 e 17) se esgotaram as 1000 doses de estoque da Secretaria Municipal de Saúde.

O motivo foi que muitas pessoas, mesmo sem necessidade, se dirigiram à Secretaria de Saúde nesta semana em busca da imunização. Inclusive centenas de pessoas e viajantes da região também foram atrás das vacinas, pois não estão conseguindo as doses em suas respectivas cidades.

Um novo lote de doses chegará da Secretaria de Estado na quarta-feira da próxima semana, dia 24. Desta forma, a retomada de imunizações na Secretaria Municipal de Saúde será no dia 26. Os dias de vacinação contra a Febre Amarela em Araras são de segunda, quarta e sexta-feira.

Fonte: Secom/PMA

Você também pode ler:

Vendas da Huawei disparam na China enquanto Apple afunda

Além de retomar espaço perdido na China, a Huawei está cada vez mais próxima de ultrapassar a Apple no

Read More...

Moraes dá 5 dias para X explicar lives transmitidas por contas bloqueadas pelo STF

Moraes dá 5 dias para X explicar lives transmitidas por contas bloqueadas pelo STF O ministro Alexandre de Moraes, do

Read More...

NAF/FHO oferece plantão de dúvidas gratuito para orientação sobre a Declaração de Imposto de Renda

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Fundação Hermínio Ometto - FHO tem agenda aberta para atendimentos

Read More...

Mobile Sliding Menu