Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal começa dia 2 maio

Categoria Notícias, Saúde Publicado em
- Updated

A Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Odontológica, tem início no dia 2 de maio (quarta-feira), seguindo até o 18 do mesmo mês.

Os exames e orientações dos cirurgiões dentistas da rede municipal de saúde serão realizados até o dia 18 de maio nos PSF’s (Programa da Saúde da Família), UBS’s (Unidade Básica de Saúde), no Centro da Saúde da Mulher e no Centro Odontológico de Araras. O câncer bucal é uma doença que, quando detectada precocemente, tem alto índice de cura.

“O câncer bucal pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou no lábio. Ferida na boca que não desaparece em aproximadamente 20 dias deve ser avaliada pelo cirurgião dentista”, explicou Maria Rosa Dias Franco da Silveira, diretora de departamento de Odontologia da Prefeitura.

Principais fatores para o câncer de boca

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal. Outros fatores de risco são: alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C e a exposição excessiva ao sol que aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de lábio.

É importante visitar regularmente o dentista para realizar o exame clínico da boca. Tendo desta forma a possibilidade de se detectar precocemente a doença. Mais informações sobre a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Além do exame periódico, outros cuidados auxiliam na prevenção:

Não fume.
Não consuma bebidas alcóolicas em excesso.
Evite exposição solar exagerada (utilizar filtro solar, boné, chapéu).
Elimine fatores traumáticos (próteses mal adaptadas, dentes quebrados).
Evite ingestão de bebidas extremamente quentes (ex: chimarrão).
Alimente-se de forma saudável.

Você também pode ler:

NIVEA apresenta fórmula exclusiva Derma & Proteção Ativa em seus antitranspirantes

Dados revelam que 97% das mulheres declaram depilar as axilas e como marca número 1 em cuidado com a

Ler mais...

FAICI 2024 confirma mais duas atrações

A Comissão Organizadora da FAICI 2024 confirmou mais duas atrações na programação de shows para a festa que neste ano vai

Ler mais...

160 bolsas de sangue foram coletadas na campanha de abril

Neste mês de abril, a Campanha de Doação de Sangue de Araras coletou 160 bolsas, totalizando 72 litros doados

Ler mais...

Mobile Sliding Menu