Praça Barão de Araras recebe 2ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Ação é coordenada pela Prefeitura de Araras, por meio do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais

Em Araras, os moradores têm oportunidade de adotar um pet todo o segundo sábado do mês, com a realização da Feira de Adoção de Cães e Gatos. A 2ª edição será neste sábado (14), das 9h às 13h, na Praça Barão de Araras, no Centro.

A ação é coordenada pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais e realizada pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente).

         Além de contribuir com a redução dos animais abandonados nas ruas do município, a adoção também traz benefícios aos adotantes. Pesquisas comprovam que, tanto os cães, quanto os gatos, ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse e aumentar a autoestima e a segurança de seus donos.

No momento da adoção, os novos donos assinam um termo de responsabilidade e o DMA realiza trabalhos educacionais, esclarece dúvidas e orienta sobre guarda responsável e diversos outros assuntos relacionados ao mundo animal. Todos os animais adotados já vão para os novos lares castrados.

“Para poder adotar basta levar um documento com foto. Seja RG ou CNH. É necessário também estar com um comprovante de residência em mãos. Todos os animais estarão com microchip que nos permite registrar e identificar por meio de um número com dados do proprietário”, comentou a tecnóloga ambiental do DMA, Marcela Gambarotto Teixeira.

Segundo informações da Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, atualmente o Canil Municipal conta com 112 animais, sendo 102 cães e 10 gatos. Administrado pela Prefeitura de Araras, o local funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/nº, Região Leste – próximo ao Aterro Sanitário Municipal.

Projeto Descarte Consciente

Além das atividades desenvolvidas na Feira, a Praça Barão também receberá uma tenda do Projeto Descarte Consciente, que tem como objetivo o descarte de maneira correta de lâmpadas, pilhas, baterias, filmes de raio-x, esponjas de lavar louça, eletroeletrônicos, entre outros itens que podem degradar a natureza.

As empresas privadas e lojas que tiverem o lixo eletrônico em maior quantidade podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, que fica na Rua Cândida Lacerda, nº 231, Centro ou pelos telefones: 3547-8806/ 3547-8794, que será agendada uma data para o descarte correto.

Depois de coletado, o lixo eletrônico é encaminhado a empresas especializadas que farão o desmonte, reaproveitamento o descarte adequado das peças. Componentes plásticos, por exemplo, são enviados para reciclagem e as partes de aço são fundidas para compor novas peças que precisam do material. Já os componentes eletrônicos, mais tóxicos, são triturados, passam por processos químicos, obtendo sais e óxidos metálicos a serem utilizados em indústrias específicas.

“Atualmente, essa iniciativa vem sendo feita todas às quartas-feiras, na Feira do Agricultor, realizada no Parque Ecológico, com a população contribuindo bastante. Mas quem não consegue ir de semana, no sábado teremos uma tenda para receber os materiais”, explicou Marcela.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Serviços Pùblicos); 3547-8806/ 3547-8794 (DMA) e 3544-4413 (Canil Municipal).

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu