Treinamento sobre prevenção de acidentes envolvendo crianças teve início para equipes da rede municipal de ensino

Categoria Educação, Notícias Publicado em
- Updated

Uma parceria voltada à prevenção de lesões não intencionais em crianças de 0 a 14 anos. Este é o objetivo do governo municipal e da FHO/Uniararas, que iniciaram na noite da última terça-feira (22), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, a abertura oficial da formação de primeiros socorros para um grupo de professores e profissionais da área da Educação da rede municipal de ensino.

No encontro houve uma série de treinamentos de prevenção de acidentes e atendimento inicial de primeiros socorros. Foram treinados, no primeiro momento, um grupo de professores e diretores da rede municipal de ensino. A capacitação se estenderá até o final deste ano.

Comandada pelo coordenador do curso de Enfermagem da Uniararas, Antonio Francisco Peripato Filho, a Liga de Traumatologia e Emergência tem como objetivo ensinar e capacitar as equipes sobre primeiros socorros. “Apresentamos situações básicas e comuns do dia a dia e que podemos e devemos fazer alguma coisa enquanto o resgate não chega à escola para atendimento. Podemos lidar também com situações muito críticas e que alguns minutos podem, de fato, fazer a diferença de viver e morrer”, comentou Peripato Filho.

Esse treinamento aos profissionais da Educação de Araras foi uma sugestão apresentada no ano passado pela vereadora Anete Monteiro Casagrande. A parceria com a Prefeitura de Araras foi oficializada num encontro no Paço Municipal no início deste ano.

“Atualmente existe uma lei intitulada Lei Lucas, que torna obrigatório que escolas, creches, pré-escolas públicas e particulares capacitem seus profissionais para que prestem primeiros-socorros em suas crianças em caso de emergência. Estou muito feliz de estar aqui hoje com essa equipe aprendendo também essas técnicas que podem salvar vidas. Deixo claro aqui que Araras está à frente em relação a essa capacitação oferecida a profissionais da Educação. A nossa Secretaria e a equipe da Uniararas já estabeleceu um cronograma que já está em desenvolvimento no ano vigente e que prevê ações, inclusive, para o ano seguinte”, comentou a secretária de Educação, Mariana Mani Moura.

A Liga de Traumatologia e Emergência da FHO/Uniararas é formada por professores e por 40 alunos dos dois últimos anos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Biologia e Farmácia, e conta com o apoio da Coordenadoria de Comunidades de Extensão da Uniararas.

Lei Lucas em Araras

Uma tragédia que abalou a família Zamora de Campinas, interior de São Paulo, motivou os parlamentares ararenses Anete Monteiro dos Santos Casagrande, Jackson de Jesus e Regina Noêmia Geromel Corrochel a criar um Projeto de Lei que obriga a realização de curso de capacitação de primeiros-socorros aos funcionários das escolas e creches da rede municipal e particular de ensino de Araras.

Em setembro do ano passado, o jovem campineiro Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, morreu engasgado com um lanche durante uma excursão de sua escola à cidade de Cordeirópolis. Em Araras, o projeto teve aprovação unânime, durante a 15ª sessão ordinária, na Câmara Municipal.

A presidente em exercício da Câmara Municipal de Araras, Anete Monteiro dos Santos Casagrande, que atuou por 30 anos como educadora de alunos especiais, enfatiza a importância do projeto aprovado e da capacitação que foi iniciada. “Esta é uma medida importantíssima para Araras, afinal, o objetivo do curso é permitir que professores e funcionários de escolas públicas e privadas sejam capazes de identificar e agir preventivamente com o propósito de minimizar o sofrimento e a gravidade das lesões das vítimas de acidente ou mal súbito, preservando-lhes as condições fisiológicas vitais até que seja providenciado o serviço médico especializado adequado”, disse ela.

Você também pode ler:

Semana do Município: inauguração da Clínica Pública Veterinária acontece na quarta-feira (27)

A Clínica Pública Veterinária será inaugurada na próxima quarta-feira (27), às 9h, como parte das comemorações pelos 153 anos

Ler mais...

Semana do Município: Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça (26)

Em prol dos agricultores locais, a Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça-feira (26). Com shows ao

Ler mais...

Semana do Município: Inaugurações no fim de semana marcam início das comemorações

Dando início às comemorações da Semana do Município, a Prefeitura realizou três inaugurações no último fim de semana. No

Ler mais...

Mobile Sliding Menu