Alunos da rede municipal participam do Sistema de Avaliação da Secretaria de Educação

Categorias Educação, Notícias

Siama (Sistema Integrado de Avaliação do Município de Araras) emitirá relatórios para melhoria do aprendizado e também servirá de base para o benefício do IVPE aos professores

         Os alunos da rede municipal de educação de Araras estão participando desde a semana passada da 1ª etapa do Siama (Sistema Integrado de Avaliação do Município de Araras), aplicado pela Secretaria Municipal de Educação em todas as escolas municipais.

         Trata-se de uma avaliação envolvendo alunos dos ensinos Infantil, Fundamental (ciclos I e II) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Começou dia 11 e termina nesta sexta-feira, dia 22, contendo questões de português, matemática e produção textual. A 2ª etapa será em setembro, e a 3ª e última etapa do ano acontecerá em novembro.

         Os resultados do Siama vão gerar o indicador de aproveitamento pedagógico, que é um dos critérios de cálculo para o pagamento do IVPE (Índice de Valorização dos Profissionais da Educação), benefício concedido anualmente para quem atingir metas na educação.

         Mas o principal objetivo do Siama é viabilizar elementos de avaliação que contemplem o processo de ensino-aprendizagem. Com resultados detalhados em mãos será possível o monitoramento e análise permanente da qualidade do ensino.

         A Empresa Avaliativa foi contratada por processo de licitação para prestar serviços de elaboração das provas, impressão das avaliações, análise dos resultados, emissão de relatórios pedagógicos e implantação de plataforma on-line para gestão de informações. Uma outra empresa fará a correção de forma padrão das produções textuais dos alunos, também gerando relatório didático.

         Esse tipo de avaliação já vinha sendo feito nos anos anteriores na rede municipal, mas sem relatórios detalhados. A grande novidade é que agora esses dados vão possibilitar aos professores e à equipe gestora a fazer uma avaliação de forma processual, contínua e sistemática, levando a uma avaliação formativa, que enriqueça as práticas pedagógicas utilizadas nas escolas da rede municipal de ensino de Araras.

         “Essa avaliação não vai só formalizar um indicador do IVPE, que é importante. Vai também complementar o trabalho já realizado pelos professores, pois vamos compilar todos esses dados por sala de aula, por escola e por rede, sabendo o nível de aprendizagem que os alunos se encontram. A partir deste diagnóstico os professores e gestores definirão a forma de atuação para melhorar essa evolução dos alunos”, comentou a secretária de Educação Mariana Mani Moura.

         As avaliações excepcionalmente no ano de 2018 ocorrerão em três etapas (junho, setembro e novembro). Nos anos seguintes as avalições ocorrerão em quatro etapas, uma por bimestre.

Cronograma da aplicação das avaliações:

Ensino Infantil: 18 a 22 de junho

Atividades lúdicas

Ensino Fundamental – Ciclo I

13 a 15 de junho

Português, Matemática e Produção Textual (a partir do 3º ano)

Ensino Fundamental – Ciclo II

11 a 21 de junho

Questões objetivas e Produção Textual (a partir do 3º ano)

EJA – Ciclos I e II

11 a 13 de junho

Português, Matemática e Produção Textual

Você pode ler também!

Declaração do Imposto sobre a Propriedade Rural deve ser feita até 28 de setembro

Declaração deve levar em conta o Valor de Terra Nua divulgado pela Prefeitura O período de

Read More...

Câmara homenageia profissionais da saúde que participaram da vacinação contra a poliomelite e Sarampo

O Poder Legislativo de Araras entregou na noite da última segunda-feira (17), durante a 33ª sessão

Read More...

Câmara de vereadores de Araras aprova multa para quem não recolher dejeto de seus animais em vias públicas

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (17), durante a 33ª sessão ordinária, o projeto de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu