CRAS Pró-Arara recebe apresentação de programa sobre proteção e manejo de fauna silvestre

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Ação otimiza e direciona recursos para a execução de projetos voltados à proteção e resgate da fauna

          O CRAS (Centro de Reabilitação de Aves Silvestres) – Pró-Arara recebeu na tarde da última segunda-feira (11) a visita da bióloga Elaine Mirela Lourenço, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que apresentou o “Programa Ninhos”, uma nova iniciativa que visa converter o dinheiro de penas pecuniárias e multas ambientais para projetos de “crases” certas, principalmente aquelas que são empreendimentos que visam o resgate da fauna silvestre.

         O objetivo da visita foi apresentar e lançar o novo projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com a finalidade de ensinar técnicas, demonstrando como o trabalho pode ser efetivado, e quais valores podem ser obtidos com a ação no município de Araras.

         Em sua apresentação, a bióloga e também assessora do secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, falou sobre o projeto Pró-Arara e explicou que estudos mostram que a arara-canindé, ave símbolo da cidade de Araras, pode repovoar tanto a divisa com o Estado do Mato Grosso, quanto nossa região central, fato visto com bons olhos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

         Para Fernanda Magajevski, médica veterinária do Pró-Arara, foi uma satisfação poder notar a prioridade e entendimento da Secretaria Estadual para com o município ararense. “Eles entendem a importância do nosso trabalho, não simplesmente como um CRAS de recebimento de animais de apreensão, animais feridos ou em necessidade, mas também como um projeto de preservação de uma espécie que praticamente entrou em extinção na nossa região”, comentou ela.

 Sobre o “Programa Ninhos”

         O Programa Ninhos, instituído no âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, otimiza e direciona recursos para a execução de projetos voltados à proteção e manejo de fauna silvestre. Apoia diretamente os empreendimentos de uso e manejo de fauna silvestre localizados no Estado de São Paulo, sem fins comerciais ou amadores, devidamente autorizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

         O apoio aos empreendimentos de fauna visa à sustentação ou ampliação da capacidade de recebimento, destinação e manutenção de animais silvestres, sobretudo, oriundos de apreensões e à execução de ações estratégicas de conservação em uma abordagem única envolvendo a conservação de populações e espécies da fauna silvestre integrando a conservação em vida livre e em cativeiro.

         Os empreendimentos apoiados pelo Programa Ninhos enquadram-se nas categorias de uso e manejo de fauna silvestre: Centros de Triagem e de Reabilitação de Animais Silvestres – CETAS/CRAS, Áreas de Soltura e Monitoramento de Fauna Silvestre, Mantenedores de Fauna Silvestre, Jardins Zoológicos e Criadouros Científicos para fins de pesquisa e de conservação.

Você também pode ler:

Semana do Município: inauguração da Clínica Pública Veterinária acontece na quarta-feira (27)

A Clínica Pública Veterinária será inaugurada na próxima quarta-feira (27), às 9h, como parte das comemorações pelos 153 anos

Ler mais...

Semana do Município: Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça (26)

Em prol dos agricultores locais, a Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça-feira (26). Com shows ao

Ler mais...

Semana do Município: Inaugurações no fim de semana marcam início das comemorações

Dando início às comemorações da Semana do Município, a Prefeitura realizou três inaugurações no último fim de semana. No

Ler mais...

Mobile Sliding Menu