Prefeitura cria aplicativo para gerenciar frotas de veículos oficias

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Plataforma digital foi implantada para controlar uso de combustível e da frota fora do expediente, além de possíveis viagens duplas; sistema também possibilita avaliações constantes de desempenho dos usuários

Visando melhorar e tornar mais eficiente à administração pública, a Prefeitura de Araras lançou na manhã desta segunda-feira (5) um aplicativo que gerenciará a frota de veículos oficiais da administração municipal, que atualmente conta com 307 veículos e 610 condutores cadastrados, distribuídos nas 17 Secretarias e nos Departamentos da administração municipal, dados levantados pelo DTIM (Departamento de Transportes Internos e Manutenção).

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Administração, por meio do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), pela equipe de Divisão de Sistemas, o software terá como objetivos controlar o uso de combustível, fiscalizar com mais afinco o uso da frota, exterminar possíveis viagens duplas, além de alertar quando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor está para vencer ou já vencida. O serviço, atualmente, é feito manualmente por cada Secretaria, mas agora, com o APP, passará a ser de maneira compartilhada e, futuramente, a informação se tornará púbica.

O App dispõe de relatórios de produtividade por usuários, uso simultâneo de veículos, consumo médio de combustível por carro e uso por destinação. De acordo com informações do DTI, a nova plataforma de controle dará à gestão o total de carros necessários e onde eles devem comparecer de acordo com as demandas.

“De 2017 pra cá, a nossa equipe vem engajada e implementando, cada vez mais, o uso da tecnologia no cotidiano dos servidores municipais. A agenda GovTech está sempre presente na Prefeitura, no uso de soluções de tecnologias para melhorar e tornar mais eficiente a administração pública. Essa novidade oferece gestão em tempo real e indicadores que podem contribuir com a tomada de decisões, por meio de relatórios diários e mensais de uso no portal da transparência, como mecanismo de controle social”, comentou o secretário municipal da Administração, Bruno Roza.

Para o prefeito em exercício de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho, a medida inovadora vem ao encontro com a tecnologia dos dias atuais, onde se mostra necessária principalmente na hora de mostrar transparência dos serviços públicos a toda população.

“Aliar a tecnologia para dar mais transparência aos nossos serviços é, sem dúvida, uma ação muito importante nos dias de hoje. Afinal, todo mundo está cada vez mais conectado. A nova ferramenta trará um controle muito maior de nossa frota, visando à economia de combustível além de outros fatores. É mais um passo que a Prefeitura dá e o mais importante: a custo zero”, comentou o prefeito.

Vale ressaltar que, os servidores que atuarão com a nova ferramenta, receberão, nos próximos dias, treinamento e orientação numa ação conjunta do DTI e do DTIM.

Ferramentas tecnológicas em execução pela Prefeitura

Desde o começo do governo, a administração municipal está cada vez mais conectada. Um exemplo disso é o uso das tecnologias que vem sendo usada tanto pelos servidores, quanto pela população ararense. Confira os dados.

O uso da biometria para o controle de frequência dos servidores públicos municipal; holerite online; mapas de calor de mapeamento das ocorrências da Guarda Civil Municipal; aplicativo de serviços da Prefeitura, com mais de 4 mil downloads já realizados; wifi na Praça, com um ano de funcionamento e até agora com mais de 12 mil usuários e mais de 9 mil horas de uso e o Spark, uma ferramenta de comunicação que visa diminuir gastos com telefonia e que conta com mais de 300 usuários ativos.

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