Ortopedia: Há quase 5 anos sem mutirão, 172 pacientes da rede municipal esperam por cirurgia

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras, Saúde Publicado em

Sem a realização de mutirão de cirurgias ortopédicas há quase 5 anos e Santa Casa de Misericórdia realizando apenas procedimentos de média complexidade, a fila de pacientes à espera de cirurgia pela rede municipal de Saúde já chega a 172 pessoas, só este ano.

De acordo com informações da própria Secretaria de Saúde, atualmente a fila de espera por uma cirurgia ortopédica via SUS em Araras é de 172 pacientes. São 111 aguardando cirurgia de joelho e 61 para cirurgia de ombro.

O motivo para a demanda reprimida na especialidade se deve a baixa capacidade de atendimento destes pacientes na Santa Casa, que atualmente só realiza procedimentos de baixa e média complexidade e a não realização de mutirões de cirurgia na cidade desde 2012 (último mandato do ex-prefeito Nelson Brambilla – PT). Neste mutirão foram realizadas mais de 230 cirurgias.

“ Quando há necessidade de cirurgias de média complexidade, as mesmas são realizadas na Santa Casa de Araras, uma vez que possuímos contratualização para tais serviços. Ressaltamos que a mesma é credenciada para as cirurgias desta complexidade. Caso a cirurgia seja de alta complexidade, a referência SUS do município é a Santa Casa de Limeira, pois o município de Araras não tem habilitação SUS para tais procedimentos”, explicou , Ana Cristina W. Zago, do departamento clínico da Secretaria de Saúde.

Em entrevista à Radio Clube, um dos ortopedistas da rede, Donizete Lima, os pacientes são encaminhados para outras unidades, via Secretaria Estadual da Saúde, mas seriam pouquíssimos encaminhamentos por mês e muito longe da demanda.

A Secretaria de Saúde também informou que o ambulatório clínico da rede municipal de Saúde está situado no Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) Dr. Nelson Salomé e conta com quatro profissionais ortopedistas concursados.

A rede também conta ainda com plantão presencial de ortopedia na Santa Casa para atendimento dos casos de urgência e ambulatório cirúrgico de ortopedia, sendo estes serviços custeados pela própria secretaria de Saúde.

Fonte: Jornal Tribuna do Povo – Site

Você também pode ler:

Inteligência Artificial Segue Avançando e Revolucionando Todos os Setores

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um conceito futurístico para se tornar uma realidade presente em praticamente todos

Ler mais...

11 artesãos do ComArt participaram do 26º Encontro de Autos Antigos

O ComArt (Conselho Municipal de Artesanato e Artes de Araras) esteve presente com 11 artesãos no 26º Encontro de

Ler mais...

Feira “Garimpo Urbano” tem público rotativo de 2 mil pessoas

A 1ª edição da Feira “Garimpo Urbano”, realizada pela Secretaria Municipal de Cutlura no último sábado (17), contou um

Ler mais...

Mobile Sliding Menu