Projetos de orientação nas escolas municipais sobre o câncer de mama e próstata são aprovados

Categorias Câmara Municipal, Notícias em
- Updated

Na última sessão camarária, ocorrida na segunda-feira (21), foram aprovados dois projetos de Lei de autoria das vereadoras, Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), que consistem em implementar nas escolas públicas municipais de Araras as campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

O objetivo é apresentar a importância da prevenção sobre o câncer de mama, uma doença mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. “Sabemos ser de extrema importância da prática do autoexame para conhecimento e percepção de alterações no corpo, e por isso, todas as mulheres devem ser incentivadas à realização de exame clínico e mamografia como exame de rotina, pois, somente, por meio de exames regulares é possível a descoberta precoce do câncer, de maneira a ser possível o tratamento precoce que garante o sucesso na luta pela vida das mulheres”, explica a vereadora Deise Olímpio.

A ideia é que as meninas e adolescentes da rede pública municipal de ensino sejam bem instruídas sobre o câncer de mama para que o conhecimento seja compartilhado com a família. “Tendo acesso ao conhecimento pela campanha ‘Outubro Rosa’, as alunas da rede municipal de ensino funcionarão como agentes multiplicadoras destas informações, criando uma rede de prevenção em suas comunidades”, acrescenta a também proponente do projeto, a vereadora Regina Corrochel.

Entre os homens, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum, ficando atrás somente do câncer de pele. É considerado um câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. “É sabido que alguns tumores deste tipo de câncer são agressivos e podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, e quanto mais rápido for diagnosticado o câncer de próstata, menor é a chance de comprometimento em outros órgãos, e maior a possibilidade de cura, por isso a importância da campanha “Novembro Azul nas Escolas”, ressalta a parlamentar Deise Olímpio.

Dentre a população masculina adulta, é inegável a importância dos exames preventivos a partir dos 50 anos. Sendo assim, todos os homens devem ser estimulados à realização de exame clínico como, exame de rotina anualmente, pois somente através de exames regulares é possível a descoberta precoce do câncer. “Dois projetos muito importantes que se tornaram Leis, os quais serão trabalhados em todas as escolas municipais de Araras. Acredito que através da educação mobilizaremos para a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, a conscientização é fundamental para que a prevenção seja um sucesso”, destaca a vereadora Regina Corrochel.

 

Com informações do Gabinete das vereadoras Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB)

Você pode ler também!

Secretaria de Cultura, em parceria com o Fuss, realiza entrega de kits de alimentos para artistas ararenses

A Secretaria de Cultura, em parceria com a de Assistência Social e com o Fundo Social de Solidariedade, realiza

Read More...

2ª entrega de kits lanche para alunos da Rede Municipal começa nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira (5), a 2ª entrega dos kits lanche para alunos da Rede

Read More...

Secretário da Saúde participa de inauguração da Sala Rosa na Santa Casa de Araras

O secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo, participou, na manhã desta quarta-feira (5), da inauguração da Sala Rosa, na Santa

Read More...

Mobile Sliding Menu