Projetos de orientação nas escolas municipais sobre o câncer de mama e próstata são aprovados

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em
- Updated

Na última sessão camarária, ocorrida na segunda-feira (21), foram aprovados dois projetos de Lei de autoria das vereadoras, Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), que consistem em implementar nas escolas públicas municipais de Araras as campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

O objetivo é apresentar a importância da prevenção sobre o câncer de mama, uma doença mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. “Sabemos ser de extrema importância da prática do autoexame para conhecimento e percepção de alterações no corpo, e por isso, todas as mulheres devem ser incentivadas à realização de exame clínico e mamografia como exame de rotina, pois, somente, por meio de exames regulares é possível a descoberta precoce do câncer, de maneira a ser possível o tratamento precoce que garante o sucesso na luta pela vida das mulheres”, explica a vereadora Deise Olímpio.

A ideia é que as meninas e adolescentes da rede pública municipal de ensino sejam bem instruídas sobre o câncer de mama para que o conhecimento seja compartilhado com a família. “Tendo acesso ao conhecimento pela campanha ‘Outubro Rosa’, as alunas da rede municipal de ensino funcionarão como agentes multiplicadoras destas informações, criando uma rede de prevenção em suas comunidades”, acrescenta a também proponente do projeto, a vereadora Regina Corrochel.

Entre os homens, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum, ficando atrás somente do câncer de pele. É considerado um câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. “É sabido que alguns tumores deste tipo de câncer são agressivos e podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, e quanto mais rápido for diagnosticado o câncer de próstata, menor é a chance de comprometimento em outros órgãos, e maior a possibilidade de cura, por isso a importância da campanha “Novembro Azul nas Escolas”, ressalta a parlamentar Deise Olímpio.

Dentre a população masculina adulta, é inegável a importância dos exames preventivos a partir dos 50 anos. Sendo assim, todos os homens devem ser estimulados à realização de exame clínico como, exame de rotina anualmente, pois somente através de exames regulares é possível a descoberta precoce do câncer. “Dois projetos muito importantes que se tornaram Leis, os quais serão trabalhados em todas as escolas municipais de Araras. Acredito que através da educação mobilizaremos para a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, a conscientização é fundamental para que a prevenção seja um sucesso”, destaca a vereadora Regina Corrochel.

 

Com informações do Gabinete das vereadoras Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB)

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu