Vereadores participam do lançamento do livro ‘Álbum das Bandas de Araras’ na Biblioteca Municipal

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

Os parlamentares Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), Eduardo Elias Dias (PHS) e o presidente da Câmara Municipal de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho, participaram na noite de sábado do lançamento do livro ‘Álbum das Bandas de Araras’ na Biblioteca Municipal ‘Martinico Prado’, de autoria do saudoso historiador Nelson Martins de Almeida e das coautoras Inajá Martins de Almeida e Matilde Aparecida Salviato Viganó, respectivamente filha e sobrinha do autor.

O evento contou também com a presença do secretário municipal de Ação Cultural e Cidadania, João Marcelo Franchozza, do diretor de Cultura, Jonas Bueno, do secretário municipal de Comunicação, Douglas Gonzaga e de um grande público que se emocionou e aplaudiu de pé ao recordar os grandes momentos das bandas de Araras, por meio de fotos que foram exibidas em um telão e das músicas apresentadas pela atual ‘Orquestra de Sopros de Araras’ regida pelo brilhante Maestro Marco Antônio Melinski.

Durante o discurso, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Eliseu Sobrinho, elogiou a iniciativa do saudoso historiador Nelson Martins de Almeida, que faleceu em 2012, por eternizar à história das bandas em um livro e parabenizou a filha do historiador, Inajá Martins de Almeida e a sobrinha Matilde Aparecida Salviato Viganó pela conclusão e o lançamento da obra. “Hoje é um momento histórico para a nossa cidade com o lançamento deste livro, que permitirá a todos nós a possibilidade de recordar grandes momentos de nossas vidas, Araras sempre foi uma referência pelas grandes bandas que aqui surgiram, por ser a primeira cidade a libertar os escravos, por ser a cidade das árvores, cidade encantamento e por ter sido muitas vezes uma cidade modelo”, declara Pedro Eliseu, que já havia homenageado a ‘Corporação Maestro Francisco Paulo Russo’ em sessão solene realizada no dia 20 de julho na Câmara Municipal de Araras, pelos 40 anos da conquista do 1º Campeonato Nacional de Bandas de Música realizado na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, em 1977.

O livro

O Álbum das Bandas de Araras pode ser dividido em duas fases, a primeira entre 1879 até 1977, retratando a origem de todas a bandas de Araras, a segunda, os anos que seguiram o pós-campeonato nacional até a configuração da banda a se transformar em Orquestra de Sopros de Araras ‘Maestro Francisco Paulo Russo’.

A cidade de Araras, desde 1879, sempre teve bandas tradicionais, que fizeram sucesso e a alegria da população. Em 1905 o maestro Pusoni criou a Banda Carlos Gomes que passou a ser regida pelo Maestro Francisco Paulo Russo. Essa banda foi considerada a melhor do interior paulista.

Em 1922 participou das comemorações do Centenário da Independência do Brasil em São Paulo. Nessa ocasião o maestro Paulo Russo conquistou o 1º lugar na classificação geral das Bandas e recebeu do povo de Araras uma batuta de ébano e ouro em reconhecimento. Após 1930, a Banda contou com a regência dos maestros Hugo Montagnolli, Barbosa de Brito e Benedito de Moraes.

Em 1971, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araras, a Corporação Musical foi reorganizada e assumiu então a regência o Maestro Alfredo Pelegatta. Foram muitos títulos conquistados até 1976, quando se sagrou campeã estadual do concurso de bandas, promovido pela Secretaria de Promoção Social do Estado de São Paulo, passando então a concorrer ao título de banda campeã nacional no ano seguinte.

Em 1977, teve início o 1º Campeonato Nacional de Bandas, promovido pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura e Funart – Fundação Nacional de Artes – quando a Corporação participou de três eliminatórias que foram gravadas nos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro.

A banda ararense participou com as músicas Walkiria, Suíte Nordestina, Newton, Num Mercado Persa, Moça/Progresso, Hei de Vencer, Cantos Nordestinos e Seleção nº 1. Em todas as apresentações a Corporação foi agraciada com a nota máxima.

Na final, conseguiu o feito histórico ao conquistar o título derrotando na final bandas tradicionais da Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. A banda ararense apresentou as músicas Bento Barbosa de Brito, Velho Titão e Os Mendigos, recebendo nota 10 de todos os jurados presentes no evento.

Após a conquista, os integrantes da banda “Maestro Francisco Paulo Russo” seguiram para Brasília onde fez uma apresentação no Ginásio de Esportes Presidente Médici, emocionando um público de mais de 15 mil pessoas presentes no evento, inclusive o excelentíssimo presidente da República na época, o General Ernesto Geisel e outras autoridades. Na oportunidade o Maestro Alfredo Alexandre Pelegatta recebeu das mãos do então presidente, o troféu Paulo Roberto da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. Após todas essas conquistas, a banda foi recebida em Araras com muita festa e alegria, desfilando em carro aberto pelas ruas centrais da cidade.

Em 1993 a Corporação teve a regência do maestro Luiz Carlos Morgili. Em 1994 assumiu o Maestro Marco Antônio Melinski, que ainda comanda a Orquestra de Sopros de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”, que conquistou títulos importantes nos anos de 1996, 97, 98, 99 e 2000. Em 2005 conquistou o 1º lugar no concurso de bandas “Zequinha de Abreu” na cidade de Santa Rita do Passa Quatro.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Câmara lança edição atualizada da Constituição Federal

Nova publicação inclui a Reforma Tributária, que foi aprovada em dezembro de 2023 A Câmara dos Deputados publica edição atualizada da

Ler mais...

FICAR 2024: Secretaria da Cultura de Araras divulga as canções semifinalistas

O Festival Inhana da Canção de Araras (FICAR) de 2024 encerrou as inscrições no último dia 10, com 148 canções

Ler mais...

Neo Química lança genérico para tratamento de hipertensão arterial

Este é o primeiro genérico¹ da molécula besilato de levanlodipino e já está disponível nas principais farmácias do Brasil A

Ler mais...

Mobile Sliding Menu