Uma área equivalente a 98 campos de futebol já foi destruída por um incêndio em Araras (SP) desde quinta-feira (14). O local é considerado de proteção permanente e o difícil acesso complica o trabalho do Corpo de Bombeiros.
O fogo começou na manhã de quinta em uma fazenda na região da Cascata e, até o fim da tarde desta sexta-feira (15), ainda não tinha sido controlado. As causas ainda são desconhecidas.
Com os ventos e a vegetação seca, o fogo se espalhou rápido. O incêndio chegou até uma área particular e, segundo os bombeiros, cerca de 70 hectares foram atingidos.
Difícil acesso
Em alguns pontos o cenário é de total destruição. O difícil acesso à região atrapalha o combate às chamas.
“Toda floresta fica numa costa e para combater o fogo só com o auxílio de um avião, porque os bombeiros não conseguem entrar dentro da floresta. Precisava de um apoio pelo ar”, disse o ambientalista Gustavo Muniz.
Ainda deve levar alguns dias para que o incêndio seja totalmente controlado. O prejuízo para a natureza é enorme. “Fauna muito gigante, tem onça-parda, furão, ouriço, várias espécies de animais. É muito triste ver esse cenário”, lamentou Muniz.