Psicóloga Elaine Reis participa de sessão ordinária para discursar sobre a prevenção ao suicídio

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

No último domingo, dia 10 de setembro, foi celebrada a data oficial da Prevenção Mundial do Suicídio. Por essa razão, o presidente da Câmara Municipal de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), atendendo a sugestão do vereador e médico Francisco Nucci Neto (PR), convidou a psicóloga Elaine Reis, da AHEDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã), para discursar na Tribuna Livre durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (11), às 20 horas, e alertar à população sobre a importância de valorizar a vida e da prevenção ao suicídio.

O evento faz parte da Campanha ‘Setembro Amarelo’, projeto de Lei do próprio parlamentar, Francisco Nucci Neto (PR) com a vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), aprovado pelos edis, no dia 3 de julho, que visa conscientizar a população sobre o tema.

Na Tribuna Livre, Elaine Reis abordará as formas de prevenção e ética na divulgação do suicídio, a importância de conversar sobre o tema com os jovens para quebrar tabus, além de mostrar números e estatísticas de casos no Brasil. Segundo dados de 2012 da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que serão mostrados na palestra, há uma estimativa de 804 mil homicídios por ano no mundo, sobretudo em países onde a renda é considerada baixa ou média, os casos envolvem principalmente os homens, a cada 48 segundos existem pessoas cometendo suicídio no mundo. “O suicídio é um processo de decisão sobre as vantagens e desvantagens em estar vivo, trata-se de um ato cujo risco pode aparecer em diversos tipos de agravos de saúde mental ou relacionados a doenças físicas, crônicas, doenças terminais, desemprego entre outros, sendo considerado um problema de saúde pública, o suicídio demanda a atenção de toda a sociedade”, explica.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios, em 2012 foram 11.821 mortes no país, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. Entre os jovens, o suicídio só perde para as mortes em acidentes de trânsito e por violência armada. Para a psicóloga, as pessoas que fomentam a ideia do suicídio, na sua grande maioria dá alguns sinais claros de que está com sérios problemas para os quais não vê saída racional e objetiva. “É preciso atenção para alteração de comportamento, das características que contrastam com o jeito natural de ser da pessoa (ex. sempre foi expansivo e de repente passa dias recolhidos e em tristeza), e muitas outras questões, como inadequação a traumas diversos, depressão e fobias. Toda ajuda se faz necessária nesse momento, e profissionais da área de psicologia, psicanálise e mesmo psiquiatria devem ser consultados na medida do possível”, explica Elaine.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu