Câmara aprova projeto que garante água às famílias em situação de vulnerabilidade social

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na 11ª sessão extraordinária, realizada na segunda-feira (18), um projeto de lei que cria uma Comissão para analisar os procedimentos de possíveis cortes e interrupções do fornecimento de água pelo SAEMA – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras – às famílias que não efetuam o pagamento do consumo em Araras, porém o projeto aprovado garante o fornecimento às famílias em condições de vulnerabilidade social. A Comissão será composta por um presidente e cinco membros, todos servidores do SAEMA nomeados pelo presidente executivo da Autarquia Junior Franco.

Caberá a Comissão analisar os casos de usuários que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade e impossibilidade econômica de pagamento da conta de água e esgoto, com o auxílio da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social. Às famílias que não tiverem condições de realizar o pagamento, serão asseguradas a manutenção do serviço.

A Secretaria de Ação e Inclusão Social terá a missão de verificar mensalmente se a vulnerabilidade extrema da família permanece, informando a situação ao SAEMA e exigindo o comparecimento mensalmente ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social -.

Para que não haja o corte, o consumidor terá que entregar o boleto com o valor atualizado do débito, caso não tenha feito o pagamento, o munícipe terá a chance de fazê-lo ou solicitar o parcelamento até o dia seguinte. No dia posterior ao da notificação, não será efetuado o corte se o pagamento ou parcelamento tenha sido efetivado pelo munícipe.

Vale ressaltar que mesmo não havendo a suspensão do fornecimento de água, o valor correspondente ao respectivo consumo será lançado a débito mensalmente, para pagamento em momento oportuno pelo munícipe quando cessada a condição de vulnerabilidade social.

Aprovada a criação de outras duas Comissões  

Também durante a 11ª sessão extraordinária, os parlamentares aprovaram a criação de outras duas Comissões, uma para gerir perdas de água e energia e outra para analisar os pedidos de revisão de contas de água e esgoto do SAEMA – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras –.

Cada Comissão será composta por quatro membros e mais um presidente, todos servidores públicos da Autarquia e nomeados pelo presidente Executivo do SAEMA, Junior Franco.

A Comissão que analisará perdas de água e energia deverá se reunir quinzenalmente com a finalidade de diagnosticar as perdas de água e energia, elaborar indicadores de gestão, apresentar propostas de melhorias, realizar plano de ações, desenvolver estudos de soluções de curto, médio e longo prazo para reduzir as perdas de forma a possibilitar a aplicação otimizada de recursos, além de interagir junto à agência reguladora ARES-PCJ, por meio de participação em cursos de capacitação e da troca de experiências.

Já a Comissão que analisará os pedidos de revisão de contas, terá a finalidade de disciplinar os procedimentos de revisões de contas de água e esgoto de valor desproporcional, decorrentes de vazamentos, problemas do hidrômetro, erros ou impossibilidade de leituras, falha no cadastro e inclusões indevidas de serviços.

Os membros desta Comissão, deverão efetuar diligências, vistorias, analises de documentos, estudos, pareceres, certidões e avaliações de todos os usuários que solicitarem revisões em suas contas junto ao atendimento do SAEMA.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu