O Caps-AD – Centro de Apoio a Dependentes de Álcool e Drogas, “Arceu Scanavini” – espaço destinado para o tratamento de dependentes de droga e álcool de Araras, localizado na Avenida Washington Luiz, vai passar a receber R$ 473,3 mil por ano do SUS – Sistema Único de Saúde para o tratamento dos cadastrados.
Os recursos virão de forma parcelada ao longo de 12 meses do ano, ou seja, R$ 39.890,00 por mês que a Prefeitura vai utilizar para custear o atendimento oferecido no local, que até então, era mantido com verbas próprias do município.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Emílio Salomé, este é um passo importante para Araras em relação ao atendimento psicossocial. “Nós ficamos muito contentes com este incentivo que o Governo Federal está enviando para a nossa cidade. Com isso, vamos melhorar o atendimento aos pacientes que frequentam diariamente o local”, disse.
O espaço é composto por salas de triagem, terapia ocupacional, psicoterapia, oficinas, além de refeitório, sala de TV, sala de observação, banheiros e vestiários. Além de uma área de convívio na parte externa do prédio com uma academia de ginástica, mesa, bancos e um quiosque.
Próximo passo
O secretário de Saúde ainda apresentou dados levantados pela pasta que mostram que, diariamente, muitos pacientes passam pelo local. Por isso, a administração estudará a partir de agora uma forma de transformar o Caps-AD em 24h, oferecendo uma retaguarda melhor para os casos de surto e atendimento na relação de álcool e droga e também psiquiátrica.
De acordo com o levantamento de setembro a dezembro de 2017, 254 procedimentos foram realizados na psiquiatria; 439 na psicologia; 153 na assistência social; e 612 na enfermagem – totalizando 1.458 procedimentos realizados.
Ainda de acordo com os últimos quatro meses do ano passado, mostram que houveram 87 acolhimentos; 64 usuários admitidos; 93 usuários em atendimento; e ao todo são 572 cadastrados no serviço. Já os pacientes atendidos pela psiquiatria foram 232; outros 185 na psicologia, 120 na assistência social; e 284 na enfermagem – totalizando 821 atendimentos no período.
Para ver o vídeo com o secretário municipal de Saúde, clique aqui .
Secom/Prefeitura de Araras