Cada vez mais as mulheres vêm ganhando espaço nas mais diversas áreas do mercado de trabalho e na sociedade. Na Administração Municipal da Prefeitura de Araras, a situação não é diferente não. Levantamento apontado na manhã desta quinta-feira (8) pelo setor de Recursos Humanos aponta que elas são maioria entre os funcionários públicos e desempenham, muitas vezes, funções em que ainda são consideradas “de homens”.
De acordo com o balanço, o público feminino representa 68% dos servidores públicos municipais – o equivalente a 2.497 funcionárias nas mais diversas áreas do Governo Municipal. Juntos, os homens somam 1.179 servidores – 3.678 no total. O balanço contabilizou apenas setores da administração direta – estão excluídas, portanto, desses dados às autarquias que integram a Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Educação ainda é o setor que mais concentra mulheres: 89,1%. Dos 1.852 funcionários da pasta, elas somam 1.650 – os homens são apenas 202. Na Secretaria de Saúde o público feminino também é maior que o masculino: 65,9%. Ao todo, são 766 funcionários, sendo 505 mulheres e 261 homens.
Na Secretaria Municipal de Habitação também, elas são: 80%. Dos 5 funcionários, 4 são mulheres e 1 homem. A Secretaria de Ação e Inclusão Social tem 76,3% do quadro de funcionários que são mulheres. Dos 76 servidores, 58 são mulheres e apenas 18 são homens.
Na Fazenda também elas são maioria com 69,6%. Dos 56 contratados, 39 são mulheres e 17 homens. Logo abaixo, ainda de acordo com a planilha, vem a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania com 67,9% do seu quadro de funcionários predominados por mulheres. Dos 28 trabalhadores, 19 são mulheres e 9 são homens. Na Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade também. Dos 12 funcionários, 7 são mulheres e 5 são homens.
Semana da Mulher em Araras
A Prefeitura de Araras ofereceu uma programação especial em homenagem à Semana da Mulher. Foram realizadas palestras, vídeos, roda de conversa e café da manhã durante a semana. As atividades estavam marcadas para os CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) dos bairros José Ometto (região leste), Jardim Belvedere e no Jardim Santa Rosa (região norte); e também na Secretaria Municipal de Inclusão Social (região central).
A programação da Semana da Mulher é coordenada pelo NAES – Núcleo de Apoio à Educação em Saúde. Nesta sexta-feira (9) acontece a palestra “Ser Mulher”, na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, a partir das 9h – aberto ao público.
Fonte: Secom