Mulher de 57 anos morre vítima do vírus H1N1 em Araras, SP, afirma Saúde

Categorias Notícias, Saúde

Município irá reforçar a campanha de vacinação contra a gripe, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até 15 de junho.

Uma mulher de 57 anos morreu em consequência do vírus H1N1, em Araras (SP). É o primeiro caso de morte pela doença neste ano. A cidade registrou outros 3 casos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher morreu em 16 de maio. Ela e o marido foram internados com sintomas de H1N1, mas ela não resistiu. Os exames do homem deram negativo para a gripe.

Vacinação

O município irá reforçar a campanha de vacinação contra a gripe, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até 15 de junho. Até a quarta-feira (7), 21.930 doses foram aplicadas, cobrindo 80,7% do público alvo.

Sintomas

Pacientes infectados com o vírus Influenza A apresentam sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. Outros sintomas que chamam a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

A gripe é diferente de um resfriado comum, que apresentam sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

Tipos de influenza e mutações

O vírus influenza é dividido em tipos, subtipos e linhagens. Todas essas variações correspondem a diferenças encontradas no material genético do vírus.

Primeiro, em relação ao tipo, o influenza é dividido em A, B e C. O vírus A e B são os que infectam seres humanos; já o tipo C, não é incluído em vacinas e não tem relevância para a saúde pública até o momento.

Já essas formas H3N2, H1N1, dentre outras, referem-se aos subtipos do influenza A. As letras H e N referem-se a proteínas encontradas na superfície do vírus, respectivamente, neuraminidase e hemaglutinina.

Os números, por sua vez, são referentes à maneira como essa proteína é apresentada, como uma haste mais longa, por exemplo.

Já o Influenza B é dividido em duas linhagens, que passaram a circular simultaneamente nos últimos anos.

Você pode ler também!

Bandeira do Município a meio-mastro na Câmara Municipal de Araras homenageia o médico Dr. Enio Vitali

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras lamentaram o falecimento do médico Dr. Enio Vitali com

Read More...

Concurso Público do TCA tem 1.226 inscritos

Prova mais concorrida será a de Auxiliar de Limpeza de Ônibus, com 843 candidatos O concurso

Read More...

Homenagem ao Dr. Enio Vitali, Presidente da Fundação Hermínio Ometto

Com muita tristeza, comunicamos o falecimento do Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Dr. Enio Vitali, em

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu