Mulher de 57 anos morre vítima do vírus H1N1 em Araras, SP, afirma Saúde

Categoria Notícias, Saúde Publicado em

Município irá reforçar a campanha de vacinação contra a gripe, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até 15 de junho.

Uma mulher de 57 anos morreu em consequência do vírus H1N1, em Araras (SP). É o primeiro caso de morte pela doença neste ano. A cidade registrou outros 3 casos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher morreu em 16 de maio. Ela e o marido foram internados com sintomas de H1N1, mas ela não resistiu. Os exames do homem deram negativo para a gripe.

Vacinação

O município irá reforçar a campanha de vacinação contra a gripe, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até 15 de junho. Até a quarta-feira (7), 21.930 doses foram aplicadas, cobrindo 80,7% do público alvo.

Sintomas

Pacientes infectados com o vírus Influenza A apresentam sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. Outros sintomas que chamam a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

A gripe é diferente de um resfriado comum, que apresentam sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

Tipos de influenza e mutações

O vírus influenza é dividido em tipos, subtipos e linhagens. Todas essas variações correspondem a diferenças encontradas no material genético do vírus.

Primeiro, em relação ao tipo, o influenza é dividido em A, B e C. O vírus A e B são os que infectam seres humanos; já o tipo C, não é incluído em vacinas e não tem relevância para a saúde pública até o momento.

Já essas formas H3N2, H1N1, dentre outras, referem-se aos subtipos do influenza A. As letras H e N referem-se a proteínas encontradas na superfície do vírus, respectivamente, neuraminidase e hemaglutinina.

Os números, por sua vez, são referentes à maneira como essa proteína é apresentada, como uma haste mais longa, por exemplo.

Já o Influenza B é dividido em duas linhagens, que passaram a circular simultaneamente nos últimos anos.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu