Com equipe estruturada, Canil se tornou um lar temporário para animais que aguardam por adoção

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Local conta hoje com 73 animais – entre cães e gatos – onde recebem cuidados essenciais de funcionários e médicos veterinários

O Canil Municipal de Araras se tornou um centro de resgate e apoio aos animais abandonados, no qual médicos veterinários, agentes do DMA (Departamento de Meio Ambiente) e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizam o trabalho em prol de cães e gatos do município ararense.

Dentre os serviços prestados, o Canil realiza o trabalho de recolhimento de animais seguindo alguns critérios: animais errantes (sem dono) que estão doentes, feridos, vítimas de atropelamento, ou em caso de animais agressores com vítima. “Esses animais recebem tratamento veterinário e, depois de recuperados, são castrados, vacinados, vermifugados, identificados através de microchip e tatuagem, ficando disponíveis para adoção”, comenta a médica veterinária Mariana Oliveira.

O Canil conta, ainda, com consultas abertas e gratuitas à população, englobando serviços ambulatoriais de procedimentos simples, como a castração de animais comunitários, realização de uma avaliação geral da saúde dos mesmos, medicação e, caso necessário, encaminhamento para clínicas particulares.

Um dos cuidados tomados pelos responsáveis do Canil é a não superlotação dos espaços nos quais ficam os animais, oferecendo, dessa forma, maior qualidade de vida para os bichos ali presentes. Além disso, as baias são higienizadas duas vezes ao dia e os animais recebem água e ração de boa qualidade.

Outra tarefa constante realizada pelos funcionários e parceiros do Canil é a conscientização da população em relação à posse consciente, como as pessoas interessadas em adotar os animais devem estar cientes de suas obrigações para com os bichos, no que se referem a cuidados básicos, espaço adequado e, claro, muito amor.

         A médica veterinária recém-chegada ao Canil Municipal, Mariana Oliveira, comenta como tem sido a experiência nessa ação acolhedora: “Estou muito feliz de poder fazer parte da equipe do canil. Todos os funcionários são comprometidos com o trabalho. O principal objetivo aqui é a conscientização das pessoas em relação à posse responsável de animais, diminuindo desta forma o número de animais abandonados e vítimas de maus tratos”, finalizou ela.

         O centro conta hoje com um total de 10 funcionários, entre diretores, dois médicos veterinários, serventes e motoristas, todos comprometidos nessa ação de resgate e apoio aos animais de toda a cidade. Para Natalino Zutin, servente do Canil, a rotina de trabalho é uma satisfação, pois cuidar de uma vida não tem preço. “Meu trabalho aqui é alimentar, dar banho, fornecer um cobertor nos dias de frio, enfim, todo suporte aos bichinhos. É uma vida, não é? Fazendo o bem para eles, Deus te dará em dobro”, comentou ele.

         O Canil Municipal de Araras, que conta hoje com 73 animais – sendo 67 cães e 6 gatos – está localizado na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/nº, região leste, e é aberto a todos, de segunda a sexta, das 7h às 16h. Para adotar diretamente do centro, os interessados deverão ir até o local, munidos de documentação com foto e comprovante de residência. Após escolher o animal, a pessoa irá assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a prestar todos os cuidados necessários, praticando, desta forma, a posse responsável e consciente. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Serviços Públicos); 3547-8806/ 3547-8794 (DMA) e 3544-4413 (Canil Municipal).

Feira de Adoção de Cães e Gatos

         Numa realização da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, junto ao DMA (Departamento de Meio Ambiente), acontece uma vez por mês, aos sábados, a Feira de Adoção de Cães e Gatos, uma iniciativa com o objetivo de minimizar cada vez mais o abandono de animais.

         Marcela Gambarotto, tecnóloga ambiental do DMA, faz um alerta em relação à questão do abandono, além da importância de adotar e não comprar animais, pois, independente de raça, todos precisam de amor. “Hoje no Canil, temos 73 animais aguardando essa tão valorosa chance de receber e proporcionar todo esse carinho. E fica meu convite, para você que quer dar essa nova oportunidade a essas vidas, que só querem receber e dar muito amor”, ressaltou ela.

         A quinta e próxima edição da Feira será realizada no dia 14 de julho, das 9h às 13h, ao lado do coreto da Praça Barão. Dentre os 15 animais presentes na última edição, no dia 9 de junho, 8 foram adotados, sendo eles 1 gato e 7 cães. Até agora, desde a 1ª realização da Feira, 45 animais que estavam no Canil Municipal – local onde os animais são provenientes – foram adotados.

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu