Objetivo é divulgar atividades pedagógicas, motivando o ensino com a prática científica; estimativa da organização é receber aproximadamente 1.500 visitantes por dia
Promovida pela Prefeitura de Araras, a 2ª Feira de Ciências será realizada a partir do dia 23 de agosto, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Ruegguer Ometto – localizado na Avenida José Pavan, no Jardim Luiza Maria. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento visa a divulgação de atividades pedagógicas e da prática científica e tecnológica no ambiente escolar.
A edição deste ano será nos dias 23 e 24 e de 27 a 30 de agosto, – nos seguintes horários: das 8h30 às 10h30; das 14h30 às 16h30 e, nos dias 23 e 28, também no período noturno, das 19h às 21h.
“Acreditamos que a melhor maneira de aprender é fazendo. E, uma das etapas de maior importância do método científico, é a experimentação. No ano passado, a nossa Feira foi um sucesso. Os estudantes e os visitantes adoraram. Este ano, muitas novidades estão previstas. Toda a equipe está empenhada para levar aos visitantes o melhor da tecnologia”, comentou a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura.
A 2ª Feira de Ciências reunirá, em um único espaço, estudantes das escolas da rede municipal, estadual e particular de Araras do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), Educação Infantil (Jardim), EJA (Educação de Jovens e Adultos 1º e 2º segmentos), com projetos relacionados ao tema da Feira realizados por universidades e exposições de diversos experimentos.
De acordo com informações da pasta, a expectativa é de que passe pela Feira aproximadamente 1.500 visitantes por dia. Toda a área do evento contará com espaço para montagem de estandes destinados às Instituições participantes, além de serviços de segurança, limpeza e infraestrutura das instalações disponibilizadas pela administração municipal.
Projeto “Cápsulas do Saber”
Entre as atrações, a Feira também terá o projeto “Cápsulas do Saber” – ação que fará com o que os estudantes sentem na pele os problemas causados pelos seres humanos ao meio ambiente, como poluição, queimadas, enfrentar a fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente.
Quatro túneis infláveis foram instalados e cada um desenvolve um tema diferente relacionado ao meio ambiente. O projeto consiste em levar até a criança e a população em geral, numa linguagem simples e lúdica, informações sobre como evitar grandes catástrofes ambientais e proteger o meio ambiente.
O que a Feira vai oferecer?
· Exposição dos projetos das escolas e UNESP;
· Exposição de materiais da Educação Especial;
· Planetário com vários temas de diversas áreas de conhecimento;
· Cápsulas do Saber – que fala sobre temas relacionados à Educação Ambiental;
· Experimentos – apresentação e curiosidades aos alunos da rede municipal e da comunidade em geral, cuja mostra interativa permitirá uma viagem ao mundo da ciência por meio de exemplos práticos que ajudam no aprendizado de teorias de grandes cientistas;
· Os alunos em visita poderão interagir com 11 experimentos divertidos, cujos efeitos fazem parte do cotidiano;