Aproximadamente 1.200 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 frequentam as 10 unidades escolares que a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza no horário contrário às aulas regulares
Com o propósito de oferecer atividades de Educação em Tempo Integral aos estudantes de escolas municipais e buscando desenvolvê-los de forma completa em cultura, valores, identidade, memória e imaginação, a Prefeitura de Araras criou o Programa “Proposta de Atividades Extracurriculares da Educação Integral”, no qual atividades nas modalidades de Esporte e Lazer, Cultura e Artes são desenvolvidas e voltadas preferencialmente à Educação em Tempo Integral.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e oferece diversas atividades diferenciadas aos aproximadamente 1.200 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 que frequentam as 10 unidades escolares no contra turno das aulas regulares. Implantado no final de maio deste ano pela Secretaria Municipal de Educação e subsidiado pela própria administração municipal, o projeto substitui o antigo “Programa Novo Mais Educação” do governo federal, que modificou seus critérios em todo o Brasil e não mais contempla Araras, devido ao avanço na qualidade de ensino do município e da condição sócio econômica ser mais elevada que outras cidades brasileiras que contam com o Programa.
“O que oferecemos aos nossos alunos é uma grade curricular diferenciada que promove o aumento do rendimento, uma educação de excelência e maior tranquilidade aos pais que trabalham em período integral. Todos esses fatores seguramente são um privilégio, pois contribuem significativamente na formação do integral dos alunos que delas participam”, disse Raquel Denardi Noronha, diretora de coordenadoria de Ensino Integral.
A “Proposta de Atividades Extracurriculares da Educação Integral” visa atender a meta seis do PNE (Plano Nacional de Educação), que dispõe sobre a garantia da educação do município que também converte sobre a oferta de Educação em tempo integral para os alunos da educação básica pública.
“A proposta de Educação Integral, alinhada ao currículo formal, é realidade no município de Araras, pois garante o desenvolvimento do aluno em todas as dimensões: cognitiva, física, emocional e sócio cultural. Atualmente, atende aproximadamente 3600 alunos da na rede municipal de Educação, envolvendo os ensinos infantil e fundamental. O objetivo principal é por meio da diversidade, oportunizar ao aluno interação permanente entre o que aprende e o que se pratica, contextualizando o ensino e desenvolvendo habilidades e competências de forma integral”, comentou a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura.
Contratação dos profissionais
A Secretaria Municipal de Educação publicou no dia 1º de fevereiro deste ano o Edital de Credenciamento nº 001/2018, que consistiu em credenciar pessoas físicas e jurídicas para prestação de serviços na área da Educação, os chamados “oficineiros”, para a implantação do Programa “Proposta de Atividades Extracurriculares da Educação Integral”, na rede municipal.
Foram credenciados 22 profissionais para ministrar aulas nas modalidades de Esporte e Lazer, Cultura e Artes, voltadas preferencialmente à Educação em Tempo Integral. O profissional dá aulas durante o ano letivo de 2018, podendo esse contrato ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, para alunos dos 1º aos 9º anos das EMEFS de Araras, ou quaisquer outros lugares em que ocorrerem eventos com a presença dos mesmos.
Unidades que oferecem o Ensino Integral
EMEF Pe. Hercílio Bertolini/ Polo São Francisco
EMEF João Poletti / Polo São Francisco
EMEF Francisco Salles Nogueira
EMEF Lions Clube
EMEF Júlio Ridolfo
EMEIEF Mª Zélia P.M.Pereira
EMEF Leonaldo Zornoff
EMEF Adriano Ademir Lombi
EMEF Ivan Inácio O. Zurita
EMEIEF Nelson Bovo Neto