Saema fará a abertura na segunda-feira da proposta final para construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Licitação chega na fase final e obras vão iniciar ainda este ano

         O Saema agendou para a próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, às 9h30, a abertura do envelope com a proposta financeira da licitação que definirá a empresa que vai construir a nova Estação de Tratamento de Esgoto. Essa é a última etapa da licitação, seguida de homologação da empresa vencedora, assinatura do contrato e início das obras ainda este ano.

         Das duas empresas pré-habilitadas na fase inicial, apenas uma se manteve habilitada, comprovando toda a documentação exigida no edital. A Comissão Permanente de Licitações do Saema publica nesta sexta-feira (26) a ata de julgamento do último recurso da empresa inabilitada, que não apresentou os atestados correspondentes ao solicitado no edital.

         A única empresa habilitada é a Augusto Velloso Engenharia S/A, que tem larga experiência em construções deste tipo. A construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto será com verba federal, já liberada pela Caixa Federal, e o valor estimado da licitação é de R$ 21.626.554,12.

         O projeto da nova ETE prevê a utilização do processo de lodo ativado, com aeração prolongada (Etapa A). Essa fase é composta de tratamento primário, estação elevatória de esgoto, lagoa aerada, decantadores, medidor de vazão, tratamento de lodo e desinfecção de efluentes. A Estação terá capacidade de tratar 100% do esgoto doméstico, com 70% de eficiência. Uma segunda etapa do projeto prevê mais dois decantadores, leito de secagem e serviços urbanísticos, chegando a 95% de eficiência de tratamento de todo o esgoto produzido na cidade.

         Araras já tem uma Estação de Tratamento, mas não trata seu esgoto doméstico com eficiência há vários anos. E deixou de fazer qualquer tratamento por completo a partir de 2015, quando ocorreu o desmoronamento de parte das paredes de concreto de dois dos três reatores de tratamento.

         Para conseguir a liberação dessa verba por parte do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Araras precisou mudar o projeto executivo anterior, além de muitas reuniões técnicas com as equipes do próprio Ministério e da Caixa Econômica Federal, desde 2017. O prefeito em exercício Pedro Eliseu Sobrinho e o então presidente do Saema, Junior Franco, foram a Brasília no mês de julho deste ano e conseguiram a aprovação de seu novo projeto da ETE. Desta forma, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades autorizaram a abertura de licitação.

Secom/Prefeitura de Araras

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu