Câmara Municipal de Araras adere ao ‘Novembro Azul’ e promove palestra sobre o câncer de próstata

Categorias Câmara Municipal, Notícias

A Câmara Municipal de Araras realiza neste mês de novembro algumas ações com o intuito de promover a conscientização e a sensibilização dos homens quanto ao diagnóstico precoce a respeito do câncer de próstata.

Desde o último dia 1º de novembro, por determinação do presidente em exercício do Poder Legislativo, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE), a fachada da Câmara Municipal está iluminada na cor azul como forma de despertar no público masculino a importância da realização de exames preventivos, em especial o de próstata.

Os funcionários da Casa, neste mês de novembro, têm aderido ao laço azul e a vestimenta na cor azul. No próximo dia 28 deste mês, às 19h30, uma palestra com um profissional da área da saúde discorrerá sobre o tema no Plenário Bruno Moysés Batistela na Câmara Municipal.

O nome do palestrante será confirmado nos próximos dias e o evento será aberto ao público, que poderá interagir sobre o assunto. A palestra terá transmissão ao vivo nas plataformas do Youtube, Facebook, no site e na TV Câmara.

Um homem morre a cada 38 minutos no Brasil

De acordo com a Agência Brasil e a Sociedade Brasileira de urologia, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina.

Prevenção

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA, Agência Brasil e Sociedade Brasileira de Urologia

Você pode ler também!

Conta de luz vai subir até 50% com ajuste da bandeira tarifária

Anúncio foi feito nesta terça-feira, 21, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Maior valor será

Read More...

Caixa disponibiliza R$ 60 milhões para médio produtor rural da região

Médio produtor tem limite de financiamento de até R$ 1,5 milhão por ano safra A CAIXA

Read More...

Vereadora Deise Olimpio se licencia do cargo de vereadora em Araras

A vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC) protocolou na tarde da última segunda-feira (20), o

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu