Prefeito Junior Franco assina acordo de cooperação com Sicredi

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras

Com o tema “União faz a Vida”, programa acordado contempla inicialmente três escolas públicas municipais; objetivo é transformar a criança em protagonista do seu processo de aprendizagem

Na tarde desta sexta-feira (8) o prefeito Junior Franco assinou um acordo de cooperação entre o município e a Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo – Fundação Sicredi.

O evento, que aconteceu na sede da UAB (Universidade Aberta do Brasil),  contou com a presença da secretária de Educação, Mariana Mani Moura, Aércio Cirilo Zangirolami Júnior – gerente geral da Sicredi em Araras e Gustavo Nicoletti – gerente regional de desenvolvimento da Sicredi, além dos professores das escolas participantes do Programa.

O acordo assinado tem por objeto a implementação de metodologia de educação cooperativa baseada em projetos para o desenvolvimento de princípios de cooperação e cidadania.

O programa acordado, então denominado “União faz a vida”, contempla em 2019 as escolas EMEIEF Ivan Ignácio de Oliveira Zurita, EMEI Eduardo Luiz Salmazzo e EMEF Professor Leonaldo Zornoff. Serão cerca de 70 professores e 900 alunos atendidos.

“Começamos agora com três turmas, esperamos logo podermos ampliar esse Programa com a Sicredi. Tudo aquilo que traz benefícios para o município é importante e merece ser valorizado, ainda mais uma ação deste tipo, que irá beneficiar nossas crianças e adolescentes”, comentou o prefeito Franco.

Na ocasião, os professores das escolas contempladas também participaram do primeiro dia de encontro de formação do Programa. Os demais encontros de formação acontecerão até o fim de abril nos estabelecimentos de ensino participantes e após a formação, eles contarão com orientações e acompanhamento mensal das ações desenvolvidas em seus projetos, oferecidas pela equipe técnica pedagógica da Sicredi em suas unidades de ensino.

Programa União Faz a Vida

     O Programa UFV, que tem metodologia própria com base no currículo escolar, e foi desenvolvida através de projetos educacionais cooperativos, possibilita aos alunos construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, com a prática de educação cooperativa, contribuindo assim para a educação integral de crianças e adolescentes.

Com a proposta de trabalho do UFV, os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem e contam com o apoio dos educadores, pais e comunidade.  “Através da busca de cooperação e cidadania, de fazer com que as crianças trabalhem essas duas frentes, iniciamos a formação dos professores com um assessor pedagógico que já faz parte do programa. Ele trabalhará com os professores a questão do protagonismo com as crianças, ou seja, a criança que irá decidir quais serão os projetos que serão estudados nas suas salas”, explica o gerente regional Nicoletti.   

No Brasil, o Programa já está em 300 municípios e cerca de 30 mil professores participam da formação das crianças e adolescentes.

Você pode ler também!

Aumento de temperaturas para próxima semana em Araras e sem previsão de chuvas.

Conforme site Clima Tempo, haverá um aumento de temperatura para as próximas semanas na nossa região

Read More...

Comediante Cleber Rosa “Chico da Tiana” se apresenta no Teatro Estadual em Araras

A Teatro GT traz para o interior do estado de São Paulo o stand-up do humorista

Read More...

16 pré-candidatos foram habilitados para eleição do Conselho Tutelar

O Comdicar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araras) divulgou na última

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu