Alunos encontram na EJA nova oportunidade de vida

Categoria Educação, Prefeitura de Araras Publicado em

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) possibilita às pessoas que não conseguiram estudar ou precisaram abandonar as aulas uma nova oportunidade de ensino. O projeto vai além da sala de aula e promove mudanças de perspectiva e futuro.

A EJA é oferecida pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em polos que funcionam nas regiões norte, sul e leste, com turmas do ensino fundamental. Gratuitas, as aulas envolvem conteúdos do Ciclo I (1º ao 5º ano) e do Ciclo II (6º ao 9º ano).

Alunos dão exemplos de que nunca é tarde para retomar busca pelo conhecimento. “Fiquei 29 anos sozinha, sem marido. Aí tive que trabalhar para cuidar dos meus filhos. A EJA é muito importante, pois dá oportunidade para quem nunca teve”, comentou Tarcidia Lopes, 74 anos.

“Meu pai não parava em sítio nenhum. Mudava muito. Eu frequentei a escola há muito tempo, quando tinha uns sete anos de idade, mas acabei nem ficando três meses e mudamos de novo. Nunca mais entrei. Agora, com essa oportunidade, podemos aprender muito”, disse Sebastiana Cardoso Ferreira, 59 anos.

“Estou aprendendo muito aqui e estou muito feliz”, exclamou Edna Claudia Rocha, 44 anos.

“Fui criada trabalhando na roça. Meu pai não deixava a gente estudar, pois tínhamos que ajudar nos serviços. Era uma vida muito sofrida. Após ter filhos, vi a necessidade do estudo para arrumar um emprego melhor. Eu comecei do zero. Não conhecia letras e nem sabia ler”, disse Rosimeire Marques Nascimento, 37 anos.

“Tive que parar de estudar, pois, quando era criança, fomos criados na roça. Mamãe tinha sete filhos e não tinha condições. Naquela época, tudo era mais difícil. Não tínhamos oportunidade. Fomos crescendo e, agora estou feliz demais por aprender”, falou Elizete dos Santos, 52 anos.

Novas turmas abrem em junho

A Prefeitura de Araras abrirá, a partir de junho, as inscrições para turmas do 2º semestre da EJA (Educação de Jovens e Adultos) referentes ao Ciclo I (1º ao 5º ano) e Ciclo II (6º ao 9º ano).

Os interessados podem se inscrever na Emef Thereza Colette Ometto – que fica na Rua Pirassununga, s/nº, no Jardim Nossa Senhora Aparecida e também na Emef Professora Adalgisa Perim Balestro Franzini – localizada na Rua Antônio Alves S/N, no Parque Tiradentes.

As aulas, além de serem nas unidades citadas acima, também acontecem em duas paróquias da cidade: São Judas Tadeu – que fica na Avenida Presidente Castello Branco, no Narciso Gomes e na Divino Espírito Santo – localizada na Rua Armelindo Baghin, no Parque das Árvores.

Para efetivar o cadastro, os interessados devem comparecer nas escolas portando documento com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. Nas unidades escolares, as aulas funcionam de segunda a sexta, das 19h às 22h. Já nas Paróquias, as atividades acontecem das 8h às 11h.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3543-8200.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu