Alunos encontram na EJA nova oportunidade de vida

Categorias Educação, Prefeitura de Araras

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) possibilita às pessoas que não conseguiram estudar ou precisaram abandonar as aulas uma nova oportunidade de ensino. O projeto vai além da sala de aula e promove mudanças de perspectiva e futuro.

A EJA é oferecida pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em polos que funcionam nas regiões norte, sul e leste, com turmas do ensino fundamental. Gratuitas, as aulas envolvem conteúdos do Ciclo I (1º ao 5º ano) e do Ciclo II (6º ao 9º ano).

Alunos dão exemplos de que nunca é tarde para retomar busca pelo conhecimento. “Fiquei 29 anos sozinha, sem marido. Aí tive que trabalhar para cuidar dos meus filhos. A EJA é muito importante, pois dá oportunidade para quem nunca teve”, comentou Tarcidia Lopes, 74 anos.

“Meu pai não parava em sítio nenhum. Mudava muito. Eu frequentei a escola há muito tempo, quando tinha uns sete anos de idade, mas acabei nem ficando três meses e mudamos de novo. Nunca mais entrei. Agora, com essa oportunidade, podemos aprender muito”, disse Sebastiana Cardoso Ferreira, 59 anos.

“Estou aprendendo muito aqui e estou muito feliz”, exclamou Edna Claudia Rocha, 44 anos.

“Fui criada trabalhando na roça. Meu pai não deixava a gente estudar, pois tínhamos que ajudar nos serviços. Era uma vida muito sofrida. Após ter filhos, vi a necessidade do estudo para arrumar um emprego melhor. Eu comecei do zero. Não conhecia letras e nem sabia ler”, disse Rosimeire Marques Nascimento, 37 anos.

“Tive que parar de estudar, pois, quando era criança, fomos criados na roça. Mamãe tinha sete filhos e não tinha condições. Naquela época, tudo era mais difícil. Não tínhamos oportunidade. Fomos crescendo e, agora estou feliz demais por aprender”, falou Elizete dos Santos, 52 anos.

Novas turmas abrem em junho

A Prefeitura de Araras abrirá, a partir de junho, as inscrições para turmas do 2º semestre da EJA (Educação de Jovens e Adultos) referentes ao Ciclo I (1º ao 5º ano) e Ciclo II (6º ao 9º ano).

Os interessados podem se inscrever na Emef Thereza Colette Ometto – que fica na Rua Pirassununga, s/nº, no Jardim Nossa Senhora Aparecida e também na Emef Professora Adalgisa Perim Balestro Franzini – localizada na Rua Antônio Alves S/N, no Parque Tiradentes.

As aulas, além de serem nas unidades citadas acima, também acontecem em duas paróquias da cidade: São Judas Tadeu – que fica na Avenida Presidente Castello Branco, no Narciso Gomes e na Divino Espírito Santo – localizada na Rua Armelindo Baghin, no Parque das Árvores.

Para efetivar o cadastro, os interessados devem comparecer nas escolas portando documento com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. Nas unidades escolares, as aulas funcionam de segunda a sexta, das 19h às 22h. Já nas Paróquias, as atividades acontecem das 8h às 11h.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3543-8200.

Você pode ler também!

Arteris Intervias libera acessos à SP-330 com SP-191

A Arteris Intervias, concessionária que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo,

Read More...

Inscrições do processo seletivo para estágio remunerado seguem até sexta-feira

As inscrições do processo seletivo para estágio remunerado na Prefeitura de Araras podem ser realizadas até

Read More...

Coletas de lixo e de entulho serão normais no feriado

As coletas de lixo domiciliar e de entulho serão normais nesta quinta-feira (20), feriado de Corpus

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu