Com 236 casos de dengue, Araras entra em situação de emergência

Categoria Notícias, Saúde Publicado em

Parque das Árvores, Parque Tiradentes, Parque Dom Pedro, Jardim Morumbi e região central concentram o maior volume de confirmações da doença

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (15) que Araras entrou em situação de emergência após confirmação de novos casos de dengue.

Segundo balanço do setor de Endemias, há 236 casos positivos na cidade – são 220 autóctones (contraídos no município) e 16 importados (contraídos fora da cidade). Além disso, outros 65 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 168 suspeitas foram negativadas após análises clínicas. No caso de Araras, a situação de emergência é decretada quando a cidade atinge 199 casos autóctones – o cálculo depende do número de habitantes do município.

Por esse motivo, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, estão sendo intensificadas em toda cidade.

Além das visitas rotineiras nas residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto, os agentes de controle de endemias participam nesta quinta (16) e sexta-feira (17) de ação conjunta com equipes da Secretaria Municipal em borracharias cadastradas da cidade para recolher pneus usados. A mobilização, que faz parte da campanha estadual “Livre-se daquele pneuzinho”, visa eliminar criadouros e também reforçar a importância da destinação correta dos materiais.

Notificação

É importante ressaltar que, em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal. “Somente quando o paciente procura um posto de saúde podemos realizar o exame específico e a notificação do caso. Dessa forma, nossas equipes realizam o bloqueio casa-a-casa e a nebulização da área para evitar novos casos”, ressaltou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

O trabalho da equipe de combate à dengue é constante durante o ano todo, mas a participação da população é fundamental para eliminar o mosquito da cidade. Durante o mês de abril, os agentes realizaram mutirões na zona leste e retiraram quase 2 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros das residências vistoriadas. “Pedimos à população que cuide de suas residências, evitando deixar materiais que possam acumular água e servir como criadouros”, comentou Luciana.

A região com maior índice de dengue no município é a leste II (Distrito Industrial IV, Portal do Sol, Parque Tiradentes, Parque Dom Pedro e Jardim Morumbi) com 71 casos, seguida pela Norte (Residencial Milton Severino, Pedras Preciosa, Alto da Colina e Parque das Árvores) com 44 casos, Central com 27 casos e Leste I (José Ometto 2, 3 e 4, e Jardim Itamaraty) com 21 casos.

Tratamento da Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.

 Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza testes rápidos para diagnósticos da dengue no Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros. O exame é gratuito e deve ser realizado até, no máximo, três dias após o início dos sintomas. Após esse período, o paciente deve realizar o exame de sorologia que é coletado nos postos de saúde, a partir do 7° dia dos sintomas.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências

– Tampe os tonéis e caixas d’água

 – Mantenha as calhas sempre limpas

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Mantenha lixeiras bem tampadas

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Números por região

Central – (Bosque dos Ypês e Centro) – 27 casos

Norte – (Residencial Milton Severino, Pedras Preciosa, Alto da Colina e Parque das Árvores) – 44 casos

Oeste – (Jardim Cândida) – 4 casos

Sul – (Jardim Bela Vista e Narciso Gomes) – 20 casos

Nordeste – (Jardim Fátima e Jardim das Flores) – 20 casos

Sudeste – ((Jardim Dom Bosco e Olivia Park) – 16 casos

Sudoeste – (Bom Jesus, Jardim Abolição e Jardim Belvedere) – 9 casos

Leste I – (José Ometto 2, 3 e 4, e Jardim Itamaraty) – 21 casos

Leste II – (Distrito Industrial IV, Portal do Sol, Parque Tiradentes, Parque Dom Pedro e Jardim Morumbi) – 71 casos

Rural – (Morro Grande) – 2 casos

Assentamentos – 2 casos

Você também pode ler:

Corrida 24 de Março arrecada 249 litros de leite para o Fuss

A edição 2025 da Corrida 24 de Março, em comemoração aos 154 anos de emancipação político-administrativa de Araras, aconteceu

Ler mais...

Acervo da Biblioteca Municipal recebe 160 novos livros

No mês de março, mais 160 novos livros foram adicionados ao acervo da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Com obras

Ler mais...

Campanha de vacinação contra a influenza foi adiantada em Araras

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que campanha de vacinação contra a influenza

Ler mais...

Mobile Sliding Menu