Maio Amarelo: público pode visitar base do Samu na próxima semana

Categoria Notícias, Trânsito Publicado em

Samu e Corpo de Bombeiros realizarão atividades informativas e de conscientização de 27 a 31 de maio, dentro da Campanha Maio Amarelo

A Prefeitura de Araras, por meio das secretarias municipais de Saúde e Segurança, realiza na próxima semana atividades relacionadas à campanha do Maio Amarelo, que visa à prevenção de acidentes de trânsito. O tema da campanha deste ano é: “Maio Amarelo – No trânsito, o sentido é a vida”.

As atividades de conscientização incluem pedágios educativos, treinamentos e relatos da rotina de trabalho dentro do Samu e do Corpo de Bombeiros, além de simulado de acidente que finalizará a campanha.

O Samu vai abrir suas dependências para o público visitar a rotina de trabalho dos profissionais do setor, incluindo alunos de escolas da cidade. Escolas e interessados em conhecer o local podem agendar visitas entre os dias 27 e 30, das 9h às 16h, no próprio Samu.

Os participantes terão informações sobre a rotina de trabalho, equipamentos utilizados, atividades de conscientização e orientações sobre situações de emergência, como chamar o Samu, como realizar o atendimento até o atendimento chegar ao local, quais informações devem ser passadas em caso de emergência e também sobre o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Na sexta-feira (31), último dia da campanha, não haverá visita, pois ocorrerá um simulado de atendimento de vítimas de acidentes, a partir das 9h, nas dependências do Samu e Corpo de Bombeiros.

Ações educativas

Durante todo mês de maio, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), também está realizando atividades educativas relacionadas à campanha Maio Amarelo – entre elas, panfletagem e orientações aos motoristas e pedestres.

Prevenção de atropelamento de animais

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também reforça durante o mês de maio atividades de conscientização junto aos motoristas com o objetivo de evitar o atropelamento de animais, com mobilizações que incluem ações educativas, além da colocação de faixas em lugares estratégicos da cidade.

Além disso, uma edição extra da Feira de Adoção e Guarda Responsável de cães e gatos também foi realizada quarta-feira (22), durante a Feira do Agricultor, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto.

“O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os altos índices de atropelamentos e mortes de animais no trânsito, fazendo com que os motoristas se conscientizem e tenham mais cuidado na hora de dirigir”, ressaltou Marcela Gambarotto Teixeira, diretora de divisão de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu