Projeto visa resgatar história de escravos e descendentes

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras

Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, vai iniciar levantamento junto à comunidade católica para buscar dados sobre o período da escravidão na cidade

A Prefeitura de Araras, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, busca resgatar a história e informações sobre os escravos e seus descendentes que viveram na cidade no período da escravidão. O projeto envolve levantamento junto à comunidade católica, por conta dos batismos que eram realizados na época, e deve começar em breve.

Araras foi uma das pioneiras na libertação dos escravos no Brasil. O fato aconteceu em 8 de abril de 1888, antes da Lei Áurea ser assinada – o que só ocorreu no dia 13 de maio do mesmo ano. A abolição da escravidão no País comemora 131 anos nesta segunda-feira (13).

“Essa ação buscará as raízes do povo negro de Araras. A cidade foi uma das primeiras a libertar seus escravos, o que reforça a importância do caráter cultural e histórico desse levantamento”, comentou Edmilson Fernandes de Souza, diretor de Coordenadoria.

A Prefeitura também tem outro projeto voltado à captação de investimentos junto ao Ministério de Direitos Humanos para a Coordenadoria de Igualdade Racial e para o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra em Araras.

Em 2018, a Administração Municipal apoiou vários eventos relacionados à comunidade negra e ao combate ao racismo, sendo eles o 2º Encontro Estadual de Estudantes Negras e Negros, a Exposição Raízes: África em Nós e o 39º Festival Comunitário Negro Zumbi. Além disso, a Prefeitura também participa da realização do Cortejo Águas de Oxalá, que acontece anualmente, no último domingo de janeiro.

Outra ação que merece destaque foi a recolocação da placa comemorativa aos “8 de Abril de 1888”, marco do fim da escravidão no município.

Secom/Prefeitura de Araras

Você pode ler também!

Matheus Ceará apresenta seu novo show “Papai é uma piada” em Araras

A Brain e a Teatro GT trazem para o interior do Estado de São Paulo Matheus

Read More...

Equipe do Cras Pró-Arara participa de Encontro Brasileiro de Observação de Aves

Equipe do Cras (Centro de Reabilitação de Aves Silvestres) Pró-Arara participou na última sexta-feira (17) do

Read More...

Concurso público: TCA está com inscrições abertas para preenchimento de 15 vagas

Interessados em participar da seleção devem se inscrever pelo site: www.conscamweb.com.br e pagar taxa que é

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu