Projeto que cria a Carteira de Identificação da Pessoa Autista é aprovado na Câmara de vereadores de Araras

Categorias Câmara Municipal, Notícias em
- Updated

O Poder Legislativo de Araras aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), que permite a pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que vive em Araras, a possuir uma Carteira de Identificação do Autista (CIA).  

O documento de identificação será expedido por algum órgão municipal definido por decreto pelo Prefeito Municipal sem qualquer custo no prazo máximo de 30 dias, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico confirmando o diagnóstico, munido de seus documentos pessoais, bem como dos pais ou responsáveis legais. A Carteira de Identificação do Autista (CIA), terá validade de 10 anos, devendo ser revalidada, sem custo algum, depois desse período.

O Autismo faz com que as pessoas percebam o mundo de forma diferente da maioria das outras pessoas. Geralmente, a pessoa autista tem dificuldade para expressar seus sentimentos e não consegue se comunicar plenamente sem ajuda. O autista pode reagir ao que está acontecendo ao seu redor de forma inusitada, se incomodando com o barulho, por exemplo.

O autista na maioria das vezes possui uma interpretação diferente de imagens, sons, cheiros e outras sensações do cotidiano, por isso, sua dificuldade para falar, ir à escola e desempenhar tarefas do dia a dia. “A Carteira de Identificação do Autista (CIA) vai facilitar a identificação e assegurar os seus direitos, inclusive atendimentos preferenciais, tendo em vista que não é fácil de identificar uma pessoa autista”, explica a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande.

Araras possui 62 alunos autistas matriculados na Rede Municipal de Ensino, os quais recebem todo o acompanhamento necessário para o pleno desenvolvimento.

Você pode ler também!

Tonin Superatacado recebe homenagem da Câmara de Araras pela doação de 250 cestas básicas ao FUSS

A Câmara Municipal de Araras aprovou por unanimidade, na 13ª sessão ordinária, no último dia 4 de maio, uma

Read More...

McDonald’s doa mais de 40t de produtos para entidades de combate à fome no Brasil

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, dá continuidade à série de ações de apoio à

Read More...

Executivo finaliza projeto de lei para eliminar juros e multas de impostos municipais

O Executivo Municipal vai enviar na próxima terça-feira (26) projeto de lei à Câmara Municipal, prevendo a prorrogação do

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu