Calendário Oficial de Eventos de Araras terá a Semana do Capoeirista e o Dia Municipal da Capoeira

Categoria Esportes, Notícias Publicado em

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (19), durante a 29ª sessão ordinária, o projeto de lei de autoria do vereador Cláudio de Souza (REDE), o qual institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araras, a Semana do Capoeirista e o Dia Municipal da Capoeira, que será comemorado anualmente no dia 03 de agosto.

A Prefeitura poderá implementar políticas públicas e promover atividades que simbolizam a história e a prática da capoeira em Araras. “O objetivo deste projeto é homenagear e valorizar os capoeiristas de nosso município, haja vista que esta modalidade esportiva constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e alunos”, justifica no projeto o vereador Cláudio de Souza.

O diferencial da capoeira em relação as outras artes marciais é o acompanhamento do canto, palmas e berimbau. A graduação do capoeirista é feita por cordas de cores diferentes atadas na cintura. “É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo na roda de capoeira”, pondera Cláudio de Souza.

A capoeira é considerada uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras. No ano de 2008 a modalidade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial. “A capoeira simboliza a resistência dos negros e a luta pela liberdade e igualdade de direitos, é uma maneira de inclusão social e valorização da cultura afrodescendente”, finaliza o proponente do projeto.

Fonte: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu