Prefeitura de Araras lança Campanha “Não Dê Esmolas”

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em
- Updated

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação e Inclusão Social, lançou nesta sexta-feira (2) a campanha Não Dê Esmolas. A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a população sobre problemas decorrentes da ação, que incentiva o consumo de álcool e outras drogas, além de estimular a permanência de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas ruas.

“Todos precisam entender que as esmolas causam somente um conforto momentâneo e, infelizmente, não tiram ninguém das ruas. Nosso objetivo é, por meio dos serviços ofertados pelo município, resgatar a dignidade dessas pessoas de forma duradoura”, explicou a secretária de Ação e Inclusão Social, Marilda Fachini.

A Secretaria de Ação e Inclusão Social conta com diversos instrumentos de reabilitação e ressocialização de moradores de rua, como o Centro POP, espaço de convívio e compartilhamento de experiências, que oferece alimentação, higiene pessoal, atividades pedagógicas e encaminhamento ao mercado de trabalho, e o Caps-AD, que oferece suporte para o processo de saída das ruas, por meio de serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional.

“Infelizmente, a grande maioria dessas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade não adere às orientações e cuidados porque encontram nas ruas o suporte financeiro para alimentar seus vícios. Assim, todo o trabalho feito pelas equipes se torna inócuo e o processo de saída da rua e a volta para a família fica cada vez mais difícil”, argumentou o prefeito, Junior Franco.  

Centro POP

Voltado ao acolhimento de indivíduos e famílias em situação de rua, o Centro Pop realiza trabalho permanente de abordagem junto a essas pessoas para oferecer acolhimento sempre que precisarem, além de encaminhamentos para consultas médicas e odontológicas, clínicas de reabilitação, capacitação e também auxílio para que retornem às famílias.

 Além do abrigo emergencial, o Centro Pop também disponibiliza estrutura para que os moradores de rua fiquem alojados no local, por lei, por até seis meses. Há 19 vagas disponíveis para esse tipo de atendimento, atualmente.

No local, além de estrutura para dormirem, com colchões, agasalhos e cobertores, eles também têm café da manhã, podem tomar banho e fazer sua higiene pessoal, e usar o espaço ainda para lavar e secar suas roupas. Animais que acompanham essas pessoas também são acolhidos e podem permanecer no Centro Pop junto de seus donos.

O local funciona na Rua Visconde do Rio Branco, 675, Centro, e atende solicitações feitas pela população também pelo telefone 3547-6672.

Caps-AD

O Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, oferece suporte para o processo de saída das ruas, por meio de serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar com o objetivo de promover a reabilitação psicossocial por meio de um conjunto de ações que buscam o fortalecimento, a inclusão e o exercício de direitos de cidadania de pacientes e familiares, mediante a criação e o desenvolvimento de iniciativas articuladas com os recursos do território nos campos do trabalho, habitação, educação, cultura, segurança e direitos humanos.

Além de médico, enfermeira, psicólogo, assistente social entre outros profissionais, o Centro também oferece oficinas e atendimento com terapeuta ocupacional;

O Caps-AD funciona na Avenida Washington Luiz, 545 – Centro, e atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone para contato é o 3542-4137.

Secretaria de Assuntos Jurídicos

A Secretaria de Ação e Inclusão Social conta com parceria com a Secretaria de Assuntos Jurídicos, que assessora os técnicos quando os casos atendidos envolvem a violação de direitos praticada por terceiros ou pelo próprio morador em situação de rua.

Fonte: Secom

Você pode ler também!

Educação: 1° Seminário Municipal de Ensino Remoto começa nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça (4), quarta (5) e quinta-feira (6) o 1° Seminário Municipal de

Read More...

Saema monitora sistema alternativo de esgoto, que entrou em operação na última sexta-feira

O sistema alternativo de tratamento de esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto Antonio Carlos Jacovetti, em operação desde

Read More...

Araras confirma 37° óbito em decorrência da covid-19

A Vigilância Epidemiológica de Araras confirmou mais uma morte em decorrência da covid-19 nesta segunda-feira (3) e, com ela,

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu