Reunião sobre agricultura familiar reúne equipes da Prefeitura e de cooperativas

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e de cooperativas do município participaram, na ultima quinta-feira (8), da Reunião de Órgãos Públicos para Fomento às Compras Institucionais de Alimentos da Agricultura Familiar, realizada na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em São Paulo.

A reunião teve como principal objetivo discutir pontos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) na modalidade “Compra Institucional”, que permite que Estados, municípios e órgãos federais da administração pública direta e indireta comprem alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de procedimento licitatório.

Esse Programa tem o propósito de promover o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como a inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, comercialização e ao consumo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Além disso, os participantes também receberam informações sobre o Programa, com estatísticas das chamadas públicas já realizadas, tecnologias para órgãos públicos, Prefeituras, cooperativas e associações, tomadas de preços tabeladas de munícipios e a disponibilidade de editais abertos para as cooperativas participarem.

O evento contou com 135 participantes e representantes de 21 Prefeituras, além dos responsáveis por compras do Exército, da Aeronáutica, de Institutos Federais, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e de Universidades Públicas.

O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Cassio Henrique Pereira Nogueira, falou sobre a importância da reunião.

“Temas de interesse das cooperativas de Araras foram sugeridos e discutidos, como a possibilidade de utilizar produtos minimamente processados, inclusive em programas já ativos no município como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Além disso, a reunião trouxe novas possibilidades de projetos para serem inseridos na cidade, visando à estruturação de cooperativas, gestão de recursos públicos e fomento à agricultura familiar”, ressaltou.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu