Guarda Civil Municipal completa 52 anos com solenidade no Teatro Estadual

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

A Guarda Civil Municipal de Araras completa 52 anos de serviços prestados à população neste ano. Desde 1967, a GCM é reconhecida pelo trabalho que desenvolve no combate à violência, baseada nos princípios de guarda cidadã e comunitária, mais próxima da comunidade. Para comemorar a ocisão, a Prefeitura organiza uma solenidade no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo na próxima quinta-feira (3).

A cerimônia, que começa às 9h, contará com a presença do prefeito Junior Franco, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil Wanderleim Geraldo Junior e do comandante e inspetor de carreira Ricardo Fernando Sgobbi, além de representantes de todas as forças de segurança do município, imprensa e demais autoridades locais.

Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 173 guardas, sendo 23 mulheres. Na ocasião, haverá homenagem aos gcms que completaram 25 e 30 anos de corporação.

“Será um reconhecimento da dedicação destes profissionais que atuam com muito respeito e determinação na conduta efetiva para com os ararenses e extensiva aos companheiros que vestem a farda azul marinho. Há anos, eles cumprem uma verdadeira missão, mostrando generosidade, humanidade, humildade e presteza na conduta em busca de uma vida mais digna e justa para a comunidade”, comentou o secretário Wanderleim Geraldo Junior.

GCM de Araras

A Guarda Municipal foi fundada pelo então prefeito Ivan Estevam Zurita com o objetivo de cuidar do patrimônio público municipal e auxiliar a Polícia Militar, que, na época, possuía somente 13 policiais. A corporação de Araras foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens subordinados à delegacia de polícia.

O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.

Atualmente, a GCM está incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, assim como o Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Departamento de Vigilância Patrimonial, Divisão de Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu