Guarda Civil Municipal completa 52 anos com solenidade no Teatro Estadual

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em

A Guarda Civil Municipal de Araras completa 52 anos de serviços prestados à população neste ano. Desde 1967, a GCM é reconhecida pelo trabalho que desenvolve no combate à violência, baseada nos princípios de guarda cidadã e comunitária, mais próxima da comunidade. Para comemorar a ocisão, a Prefeitura organiza uma solenidade no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo na próxima quinta-feira (3).

A cerimônia, que começa às 9h, contará com a presença do prefeito Junior Franco, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil Wanderleim Geraldo Junior e do comandante e inspetor de carreira Ricardo Fernando Sgobbi, além de representantes de todas as forças de segurança do município, imprensa e demais autoridades locais.

Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 173 guardas, sendo 23 mulheres. Na ocasião, haverá homenagem aos gcms que completaram 25 e 30 anos de corporação.

“Será um reconhecimento da dedicação destes profissionais que atuam com muito respeito e determinação na conduta efetiva para com os ararenses e extensiva aos companheiros que vestem a farda azul marinho. Há anos, eles cumprem uma verdadeira missão, mostrando generosidade, humanidade, humildade e presteza na conduta em busca de uma vida mais digna e justa para a comunidade”, comentou o secretário Wanderleim Geraldo Junior.

GCM de Araras

A Guarda Municipal foi fundada pelo então prefeito Ivan Estevam Zurita com o objetivo de cuidar do patrimônio público municipal e auxiliar a Polícia Militar, que, na época, possuía somente 13 policiais. A corporação de Araras foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens subordinados à delegacia de polícia.

O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.

Atualmente, a GCM está incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, assim como o Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Departamento de Vigilância Patrimonial, Divisão de Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito.

Você pode ler também!

Comércio abre neste sábado (08/08) das 09h às 15h

Conforme nova atualização do Plano São Paulo do Governo Estadual divulgada na tarde de hoje, veja como ficará o

Read More...

ARARAS AVANÇA PARA A FASE AMARELA

A região da DRS de Piracicaba, que envolve a nossa cidade de Araras, avança para a fase 3 (Amarela)

Read More...

Inscrições para o Programa de Transferência 2020 da FHO seguem até 31 de agosto

A FHO tem inscrições abertas para o Programa de Transferência 2020, destinado a alunos de outras faculdades que queiram

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu