Prefeito regulamenta Lei da que institui Carteira de Identificação do Autista

Categorias Câmara Municipal, Notícias em

A propositura é de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

O prefeito Rubens Franco Júnior (DEM), durante coletiva na manhã de hoje, quarta-feira, dia 18, assinou o decreto que regulamenta a Lei Municipal n° 5.206, de 10 de julho de 2019, a qual “Institui a Carteira de Identificação para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista residente no Município de Araras”.

A Lei é de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e tem por objetivo garantir o reconhecimento facilitado dos autistas, assegurando-os direitos e, principalmente, o atendimento preferencial em diversos estabelecimentos comerciais, bem como acesso às vagas prioritárias de estacionamento, dentre outras facilidades no dia a dia.

A iniciativa da propositura, segundo a parlamentar, partiu do apelo dos integrantes do Grupo dos Amigos dos Autistas (Gama), que funciona em Araras desde 2017 e vem sendo acompanhado pela parlamentar desde sua fundação.

“Tenho um grande carinho pelo Gama e estamos sempre buscando novos benefícios para os autistas. Essa Lei vem para facilitar o dia a dia das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, ressalta a vereadora.

Ainda segundo Anete, faz-se necessária a identificação, já que os autistas não apresentam nenhuma característica física que demonstre seu Espectro e, por isso, a sociedade muitas vezes não compreende algumas atitudes dos portadores, sendo assim necessário que eles sejam identificados para que consigam um atendimento com o respeito que merecem.

Como solicitar a carteirinha?

Segundo o referido decreto assinado pelo prefeito Júnior Franco e que regulamentou a Lei, o documento será expedido sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, devendo ser protocolado na unidade do Ganha Tempo, acompanhado de relatório médico confirmando o diagnóstico, munido de seus documentos pessoais, bem como dos pais ou responsáveis legais.

A Carteira de Identificação do Autista (CIA) terá o prazo de validade de dez anos e será expedida pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde em até trinta dias.

 “Acredito que com tal medida garantiremos o direito de ir e vir, acesso de todos os tipos de serviços e ofertar mais dignidade aos autistas e todos seus familiares. Gratidão ao nosso prefeito Júnior Franco por entender e abraçar conosco essa causa tão importante, bem como todos os membros do Gama, pela confiança em meu trabalho e de conseguirmos avançar na garantia de direitos para os nossos azuis”, completa a parlamentar.

Com informações do gabinete da Vereadora Anete

Você pode ler também!

A cidade de Araras vai receber a carreta móvel de mamografia do “Programa Mulheres de Peito”

Mais uma boa notícia do resultado do trabalho do Deputado Danilo Balas em prol dos moradores

Read More...

Audiência Pública na Câmara visa debater estimativa da receita e fixar despesa para o exercício de 2020

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Araras, composta pelos vereadores Marcelo de

Read More...

Confira a Previsão do Tempo para Araras e Região para os dias 18, 19 e 20/10/2019

Sexta-feira (18/10) Novo sistema frontal próximo ao litoral do estado de São Paulo, provocará aumento da

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu

1
Olá! Fale com o portal Notícias de Araras pelo WhatsAPP Oficial. Clique no botão abaixo para abrir o aplicativo.
Powered by