Araras ocupa a 38ª posição entre as melhores cidades para fazer negócios no Brasil

Categoria Cidade, Notícias Publicado em

Araras está entre as 40 melhores cidades para fazer negócios no Brasil.  O ranking foi publicado pelo portal da revista Exame e traz o município na 38ª posição, à frente de cidades como Rio Claro/SP, Mogi das Cruzes/SP, Piracicaba/SP, Hortolândia/SP, Jaú/SP, Franca/SP e Guarulhos/SP. Em 2018, a cidade ocupava a 48ª posição.

Entre os quesitos analisados, o destaque ficou para a área de infraestrutura. Em 2018, a cidade havia sido classificada em 99° lugar. Já em 2019, ocupa a 49ª posição no indicador, que engloba dados referentes a índices de perda e atendimento urbano na distribuição de água, economias atingidas por paralisações na distribuição, moradores em áreas urbanas com pavimentação no entorno, conectividade em aeroportos, linhas rodoviárias com seção na cidade, % de conexão de banda larga fixa com mais de 34 Mbps e população em domicílios com energia elétrica.

O ranking tem como objetivo servir de parâmetro para a qualificação de mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e de infraestrutura e é calculado através da metodologia de análise estatística chamada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica), que permite que se parta de valores específicos de cada informação, que variam em natureza, complexidade e unidades de medida, para se chegar a valores ponderados que podem ser analisados em uma mesma equação.

O estudo, que está condicionado às facilidades que esses indicadores proporcionam ao desenvolvimento de empresas e negócios, analisa o potencial de desenvolvimento econômicos das cidades, por meio de dados de desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano. O material pode ser consultado no site www.exame.abril.com.br.

“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais esses índices, investindo em infraestrutura para atrair mais empresas para Araras e empregos para a população”, comenta o prefeito Junior Franco.

Entre as ações da Prefeitura voltadas ao desenvolvimento econômico, ele cita a instalação do Distrito Industrial 6, no entroncamento das rodovias Anhanguera e Wilson Finardi – as tratativas já estão em andamento junto à Caixa Econômica Federal para financiamento da infraestrutura. A contratação do crédito foi autorizada pela Câmara e vai possibilitar que a administração finalize o projeto de instalação do novo Distrito.

Araras registrou 10,874 IQM. São Caetano do Sul, a primeira colocada, registrou 13,178 IQM, seguida por Vitória/ES, São Paulo/SP, Barueri/SP e Santos/SP. Dessa forma, as cinco primeiras colocadas no ranking estão na região sudeste e quatro no Estado de São Paulo. Entre as 10 primeiras posições estão apenas municípios das regiões sudeste e sul. Já entre as 20 melhores, aparecem também municípios da região centro-oeste, como Cuiabá e Brasília.

“Essa melhora só comprova que Araras está no caminho certo. Estamos em pleno desenvolvimento econômico e com os novos investimentos na área da geração de emprego, a tendência é de melhora nestes indicadores”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Franchozza.

Realizado pela consultoria Urban Systems, o estudo envolve 317 cidades de todo país, com mais de 100 mil habitantes, que juntas detém 70% do PIB brasileiro, 62% das empresas, 72% dos empregos formais e 57% da população brasileira.

Você também pode ler:

Corrida 24 de Março arrecada 249 litros de leite para o Fuss

A edição 2025 da Corrida 24 de Março, em comemoração aos 154 anos de emancipação político-administrativa de Araras, aconteceu

Ler mais...

Acervo da Biblioteca Municipal recebe 160 novos livros

No mês de março, mais 160 novos livros foram adicionados ao acervo da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Com obras

Ler mais...

Campanha de vacinação contra a influenza foi adiantada em Araras

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que campanha de vacinação contra a influenza

Ler mais...

Mobile Sliding Menu