Câmara aprova o desenvolvimento do Programa Pré-Natal Odontológico em Araras

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

A Câmara de vereadores de Araras aprovou na 36ª sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (07), o projeto de lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que orienta os objetivos e as normas formais de desenvolvimento do Programa Pré-Natal Odontológico na Saúde Pública de Araras. De acordo com a lei, as gestantes terão acesso a exames odontológicos no período pré-natal e no pós-parto, já os bebês desde o nascimento até o período infanto-juvenil.

O Programa Pré-Natal Odontológico tem a finalidade de informar e orientar sobre medidas preventivas e manutenção da saúde bucal da gestante e do bebê, desde o nascimento até a infância e, com isso, prevenir, controlar, limitar ou erradicar os riscos de transmissão de doenças orais da gestante para o feto e a patogenicidade dos micro-organismos.  

A lei prevê ainda que as mamães recebam orientações e acompanhamento pós-parto durante as consultas do Pré-Natal Gestacional na Rede Pública de Saúde, destacando a importância da amamentação com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê.

A assistência odontológica, estabelecida pelo Programa Pré-Natal Odontológico, desenvolvida em ação conjunta com equipe de ginecologistas, pediatras e cirurgiões dentistas, odontopediatras da rede municipal e agentes de saúde, será realizada nas UBS – Unidades Básica de Saúde, com auxílio dos núcleos de comunidades de bairro, de acordo com as normas fixas pelo órgão gestor de saúde e higiene.

A lei permite também, a realização de convênio com outros órgãos, empresas privadas, entidades, sindicatos de classe, clínicas e hospitais credenciados pelo SUS – Sistema Único de Saúde, os quais poderão distribuir gratuitamente para os pais ou responsáveis, materiais didáticos e odontológicos, visando à educação da saúde bucal, bem como a realização de terapias em grupos, reuniões informais e palestras.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu