Emoção marca entrega de título de cidadania ararense ao Professor Abelardo em cerimônia na Câmara de Araras

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

A emoção tomou conta dos presentes na sessão solene de entrega do título de cidadão ararense ao Professor de Química, o paulistano, Abelardo Elias Brazil, na noite da última sexta-feira (11), no Plenário Bruno Moysés Batistella, na Câmara Municipal de Araras, conforme decreto legislativo nº 02 de 12 de fevereiro de 2019.

A comenda foi de indicação do vereador licenciado e atual Secretário Municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia – e protocolizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE).

O evento foi conduzido pelo Presidente do Poder Legislativo de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti e contou com as presenças do Vice-Prefeito, José Carlos Carleto Denardi (PSDB), que esteve representando o Prefeito Municipal de Araras, Rubens Franco Junior (DEM), do Secretário Municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia -, dos vereadores Cláudio de Souza (REDE) e Marcelo de Oliveira (PRB), além de parentes, amigos e ex-alunos do Professor Abelardo.

A filha Elza Cristina Brazil se emocionou ao falar dos ensinamentos do pai. “Meu pai sempre foi uma pessoa muito querida e sempre me ensinou muito, segundo ele os ensinamentos a gente nunca perde, isso é o nosso maior tesouro”, discursa.

As ex-alunas Erika Masson e Tamara Leão de Lima e os amigos Norival Guadaghin e Matheus Felipe Martins também discursaram na cerimônia. “Eu tive a honra de ter tido aluna com o Professor Abelardo e com o filho dele, o Marcio, que não está mais entre a gente, e foi meu professor de Basquete, isso muito me deixa orgulhosa”, comenta.

O filho do Professor Abelardo, Marcio Dozinete Francisco, faleceu em 1999, vítima de acidente de carro na Rodovia que liga a cidade de Cordeirópolis com a Rodovia Anhanguera. “Meu filho está com Deus, ele salvou a vida de sete pessoas, ele foi um dos primeiros ararenses a ser doador de órgãos”, disse.

Nascido no bairro do Braz, em São Paulo, no dia 9 de abril de 1942, Abelardo Elias Brasil é casado com a senhora Antônia Elza de Moares Brazil. Tem três filhos: Maurício, Elza Cristina e Márcio Donizetti (in memorian).

Formado em Ciências Química pela Faculdade de Mogi das Cruzes, o Professor Abelardo passou a lecionar na Escola Estadual Vila Zilda no bairro de Tatuapé, em São Paulo, onde desenvolveu técnicas pedagógicas, na teoria e na prática, as quais envolviam os alunos com o meio ambiente, em seu cotidiano, isso um marco no início de sua carreira.

O sucesso no início de sua trajetória como docente, fez com que o ingressasse no Instituto de Energia Atômica da USP – Universidade de São Paulo -. A relação do Professor Abelardo com a cidade de Araras começou no ano de 1971. Foi quando ele recebeu um convite para ser professor na FHO/Uniararas – Fundação Hermínio Ometto – para os cursos de Biologia e Biomedicina.

Considerado um dos mais competentes professores de Química do interior de São Paulo, passou a ser requisitado por outras escolas da cidade, foi então, que atuou por longos anos na Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra, na Escola Técnica Estadual Prefeito Alberto Feres e na Escola Técnica de Comércio de Araras. Professor Abelardo, aposentou-se em 2005 e ao longo de sua carreira lecionou para mais de 15 mil alunos.   

Fora da sala de aula, o Professor Abelardo se dedica a religião católica, na capital foi acólito, coroinha e colaborador nas quermesses. Em Araras, atua como voluntario na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Pirapora, onde é Ministro da Eucaristia e prioriza visita aos doentes. É catequista na igreja, onde participa da formação de pais e padrinhos dos futuros membros da igreja. 

 A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara no Canal 4 da NET. O vídeo segue disponível do internauta no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal de Araras.

Com informações: Nilsinho Zanchetta – Diretor de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu