Flap: evento terá cinco lançamentos de livros na programação

Categoria Eventos, Notícias Publicado em

Escritores de Araras irão lançar livros durante a 1ª edição da Flap (Festa Literária de Araras na Praça), que acontece neste domingo (27), na Praça Barão de Araras, Centro, das 8h às 18h.

Com obras de temática diversificada, os escritores terão contato com o público em diferentes momentos do evento. Serão cinco lançamentos e os autores são Gisele Santos Fernandes, Adriana Dezotti Fernandes, Mayara de Godoy, Sérgio Lourenço e Bianca da Costa Silvino.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento faz homenagem ao escritor ararense Alcyr Matthiensen e contará com venda, troca e doação de livros, participação de livrarias, editoras e autores, lançamento de livros, música ao vivo, contação de histórias, personagens literários, rodas de conversas com autores, oficinas, maratona literária e fusca literário, além de booktubers.

Outras atrações da Flap

Duas tendas estarão montadas na Praça Barão para as rodas de conversa, homenageando dois ilustres ararenses. No espaço que leva o nome do professor Alcyr Matthiensen, a programação inclui debates sobre Contos de Fadas, Folclore e a formação do leitor (10h); Mercado Editorial – a publicação de novos autores (13h); Compartilhando leituras – Clube do livro, Youtube, Instagram (14h30); e Quem te incentivou a ler e escrever? (16h).

Já a outra tenda, em homenagem à professora Nadyr Rodini Vanzetti, a programação será Adulto também lê Histórias em Quadrinhos (10h); A Diversidade na Literatura (13h); Por que escrever? (14h30); e Mulheres em Pauta (16h).

Oficinas gratuitas e variadas também fazem parte da programação da Festa. O workshop de Poesia será comandado por Lua Marin e o de Ilustração, por Felipe Tognoli. Gabriela Delbem e Talita Lima são responsáveis pela oficina de Lettering, já Regina Casagrande e Marina Ruy comandam a de Origami. Haverá ainda uma oficina de Criação com Mariana Michelon.

Além disso, três booktubers estão presentes na Festa: Juliana Poggi, Augusto Assis e Taty Leite. Eles são profissionais que produzem vídeos no Youtube, focados em livros e literatura.

Lançamento de livros

Gisele Santos Fernandes, 38 anos

Paulista, nascida em Leme, Gisele foi uma criança tímida, se refugiava na escrita, se interessou muito cedo por literatura e decidiu que seria escritora aos 16 anos, quando participou do projeto “Varal de Poesia”, do colégio onde estudava. Foi premiada pelo poema “A Morte”. Síndrome de Alice é o primeiro livro publicado. A edição foi independente em dezembro de 2017 e nasceu da necessidade de aumentar tantas mulheres diminuídas todos os dias. O exemplar fala sobre relacionamentos abusivos. Gisele é formada em administração, com habilitação em finanças e controladoria, pós-graduada em psicologia organizacional e do trabalho. Atua em gestão de pessoas há 23 anos. Síndrome de Alice é 100% real. A escrita promete trazer relatos de mulheres que a própria escritora atendeu durante sua trajetória em recursos humanos. A personagem principal passa por todos os tipos de relacionamentos abusivos, permitindo que o leitor se identifique com cada um deles.

Adriana Dezotti Fernandes infantil, 55 anos

Com ilustrações de Lis Fernandes, o livro “A Menina que Precisava Chover” foi escrito e ilustrado em 1997, quando a ilustradora, sobrinha da autora, tinha 12 anos de idade.  A obra retrata, de forma poética e sutil, a TPM feminina, as variações de humor da adolescência, os altos e baixos da montanha russa das emoções. É destinado a meninas e meninos, de 12 a 112 anos.

Mayara de Godoy, 22 anos

Brincando em um riacho de Araras, os jovens elfos Adryan e Nicholas acidentalmente encontram o Reino dos Sídhes. Encantados com aquele mundo colorido, os amigos de orelhas pontudas decidem explorar a cultura das fadas, mas, após uma competição de arco e flecha que reuniu todos os habitantes, o Rei Ciro e sua esposa Olivia sumiram, deixando todo o reino em alerta. Adryan e Nicholas iniciam uma investigação junto à princesa Lunna e descobrem um mistério antigo e muito perigoso que oprimia aquelas terras mágicas por várias estações: as bruxas que prometiam vingança voltaram, espalhando medo e trevas pelo povoado, mas os pequenos aventureiros reuniram os Sídhes mais fortes, em busca de uma arma misteriosa que, segundo uma profecia dos ancestrais das fadas, poderia derrotar a bruxa Zunda e os seus colegas malignos.

Bianca da Costa Silvino, 8 anos

“As aventuras de Nina”. Nina é uma menina muito pequena que sonha em viajar para a lua. Junto do seu ursinho Pimpão, ela usa a imaginação para realizar o seu grande sonho. Quer conhecer mais sobre a história? Venha se aventurar com a Nina!

Sérgio Lourenço, 30 anos

 “Dê-me a morte que preciso: uma história sobre a natureza do amor” (Ed. Giostri 2017). O livro conta a história de um jovem gay, que vive um rompimento mal resolvido com o seu ex-namorado e a Morte aparece nesse processo para lhe ensinar sobre o luto que advém todo final de relacionamento. A narrativa é permeada por poesia e homoerotismo.

Você também pode ler:

Abril é o Mês de Prevenção a Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais

De acordo com a Lei Municipal nº 5129, de 20 de julho de 2018, de autoria da vereadora Regina

Ler mais...

Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra” comemora 90 anos de existência em cerimônia

No próximo dia 27 de abril (sábado), às 8h, está marcada, na Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”, uma cerimônia

Ler mais...

Provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara de Araras acontecem neste domingo

A aplicação das provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara Municipal de Araras acontecerá neste próximo domingo (21),

Ler mais...

Mobile Sliding Menu