O projeto Floresta Urbana, realizado pela Prefeitura de Araras, está arborizando a Avenida Carola, que liga as avenidas Orpheu Manente e Augusta Viola da Costa, na zona leste, e passa ao lado do Hospital Pró-Saúde.
O objetivo é transformar o local em um corredor verde para a fauna da região, que contém diversos bolsões de remanescentes de vegetação e APPs (Áreas de Preservação Permanente).
Coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, o plantio foi realizado no canteiro central e em uma das laterais da Avenida, com intercalação de mudas de jacarandá-da-Bahia e guaçatonga. Ao todo, foi coberta uma extensão de 260m, o que corresponde à metade do espaço total, que tem 520m.
“A segunda parte do plantio será concretizada após a implantação do projeto de loteamento adjacente, que está em processo de aprovação”, explica a técnica de Meio Ambiente, Larissa Beinotti.
Esses fragmentos de florestas, situados dentro da cidade, garantem mais qualidade de vida e também são importantes mantenedores da biodiversidade, pois várias espécies de plantas e animais encontram nesses espaços o seu abrigo. A proximidade com as áreas urbanas também fazem com que essas áreas se tornem potencial alternativa de lazer para a população caminhar em harmonia com a natureza.