Outubro Rosa: postos funcionam em horário estendido nesta terça-feira

Categorias Notícias, Saúde em

Para intensificar o atendimento às mulheres e a realização de exames de Papanicolau e de mama, o ESF Francisco Nicolla Cascelli, Centro de Saúde da Mulher, PAM Eva Costa Cruz, UBS José Fiori, PAM Antônio Carlos Fabrício e ESF Vital Pacífico Homem funcionam em horário estendido nesta terça-feira (29), até as 20h. Durante o mês de outubro, os postos também funcionaram no período noturno em outros sete dias, sempre às terças e quintas-feiras.

“Essa é a última oportunidade para as mulheres que trabalham procurarem as unidades de saúde após as 16 horas e realizarem exames de mama e papanicolau. As unidades de saúde funcionaram em horário estendido durante sete dias em outubro, para que atingíssemos o maior número de mulheres possível, visando uma atuação mais eficiente no diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero” explicou Rosemeire Perinotto, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde.

Além disso, a Campanha Outubro Rosa contará com encerramento na Câmara Municipal de Araras, nesta quinta-feira (31), com apresentação do Coral Alara e palestras com os temas Câncer de Mama e Colo de Útero no Município de Araras, com a enfermeira Outubro Rosa: Resultado da Campanha em Araras, com Erika Kelly Alves de Freitas, enfermeira do Núcleo de Apoio e Educação em Saúde. O evento tem início às 19h.

Na última sexta-feira (25), o Fuss (Fundo Social de Solidariedade) promoveu um baile especial para integrantes dos grupo da Terceira Idade, também reforçando a conscientização sobre o câncer de mama. O evento contou com a participação de voluntárias da Alara. No sábado (26), equipes da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação Hermínio Ometto estiveram na Praça Barão de Araras, para orientar mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e também encaminhá-las ao Centro de Saúde da Mulher, onde os exames de mama e papanicolau serão realizados.

No domingo (27), aconteceu a Caminhada Alara, com o objetivo dar visibilidade à Campanha, assim como à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Até o dia 15 de outubro, 621 mulheres foram atendidas nas unidades da rede municipal, sendo 512 em horário normal e 109 durante o horário estendido. Além disso, 320 mamografias foram agendadas e 417 exames de papanicolau foram realizados.

“Em 11 dias úteis de Campanha, 512 atendimentos de mulheres foram realizados em postos de saúde no horário normal, das 8h às 16h, registrando praticamente seis mulheres atendidas por hora. Já na programação em horário estendido, que aconteceu nos dias 3, 8, 10 e 15, das 16h às 20h, realizamos mais 109 atendimentos, com média de 7 mulheres atendidas por hora. Com toda certeza, o funcionamento dos postos em horário estendido têm feito muita diferença no atendimento e acolhimento das mulheres e ficamos muito felizes com isso. Esse é nosso objetivo: garantir o acesso das mulheres aos serviços de saúde, visando a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças”, explicou a enfermeira do Naes (Núcleo de Apoio e Educação e Saúde), Erika Alves de Freitas.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização destinada à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

As ações são realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, envolvendo equipes das Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes, com apoio da Alara (Associação Laço Rosa de Araras), Etec Prefeito Alberto Feres e Fundação Hermínio Ometto.

“Queremos incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, o que contribuirá para um melhor resultado no tratamento das doenças. Por isso, investimos em ações que, além de trazer informações, efetivamente aumentam a realização desses exames, oferecendo, por exemplo, horário de funcionamento estendido nos postos”, ressaltou Rosemeire.

Você pode ler também!

Basquete feminino é bronze nos Jogos Abertos 2019

O basquete feminino (livre – 2ª divisão) de Araras é medalha de bronze nos 83º Jogos

Read More...

Dia da Consciência Negra: não haverá coleta de lixo nesta quarta-feira

A Prefeitura de Araras informa o funcionamento dos serviços municipais, durante o feriado municipal do Dia

Read More...

Novembro Azul: postos funcionam em horário estendido nesta quinta e sexta-feira

Cinco postos da rede municipal de saúde funcionarão em horário estendido nesta quinta (21) e sexta-feira

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu

1
Olá! Fale com o portal Notícias de Araras pelo WhatsAPP Oficial. Clique no botão abaixo para abrir o aplicativo.
Powered by