Novembro Azul: postos funcionam em horário estendido nesta quinta e sexta-feira

Categorias Notícias, Saúde em

Cinco postos da rede municipal de saúde funcionarão em horário estendido nesta quinta (21) e sexta-feira (22) para intensificar o atendimento aos homens que trabalham e não podem comparecer às unidades no horário normal de funcionamento.

Na quinta-feira (21), o PSF Vital Pacifico Homem, UBS Emersom Mercatelli e PAM Eva Cruz vão funcionar até as 20h. Na sexta-feira (22), é a vez do PSF Madre Carla Rabolin, UBS Antonio Carlos Fabricio e PAM Eva Cruz funcionarem no período noturno, também até as 20h.

A ação, que faz parte da Campanha Novembro Azul, tem como principal objetivo a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado por meio de análise de sangue, para pacientes a partir de 50 anos – ou a partir de 40, em casos com sinais de risco e sintomas ou histórico familiar, detectados após aplicação de questionário avaliativo.

Além disso, a campanha promoverá durante todo mês de novembro ações de conscientização e palestras nas unidades de saúde, empresas, escolas, igrejas e locais públicos.

“PSA é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno, quanto maligno, ela será detectada no exame de sangue. A partir disso, em caso de alteração, o paciente será encaminhado ao urologista para realização do exame de toque”, explicou a enfermeira do Naes (Núcleo de Apoio à Educação em Saúde), Erika Alves de Freitas.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo responsável por 10% das mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. A detecção precoce é uma estratégia importante para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento e consequentemente de cura.

“É importante que os homens, principalmente aqueles com mais de 50 anos, deixem de lado seus preconceitos e procurem as unidades de saúde para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O câncer ainda mata muitas pessoas, por desinformação e preconceitos injustificados”, ressaltou o secretário da saúde, Romildo Benedito Borelli.

Você pode ler também!

Polícia Civil realiza operação em postos de combustíveis de Araras

A Polícia Civil de Araras (SP), realizou na manhã desta sexta-feira (06), uma pequena operação para

Read More...

Polícia prende homem que se passava por bombeiro para aplicar golpes em comerciantes de Araras

Um homem foi preso na tarde de quinta-feira (5) após tentar aplicar um golpe em um

Read More...

Terminal de ônibus da Zona Leste de Araras receberá o nome de João Franchozza – Colêra

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite da última segunda-feira (2), o projeto de lei de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu