Novembro Azul: postos funcionam em horário estendido nesta quinta e sexta-feira

Categorias Notícias, Saúde em

Cinco postos da rede municipal de saúde funcionarão em horário estendido nesta quinta (21) e sexta-feira (22) para intensificar o atendimento aos homens que trabalham e não podem comparecer às unidades no horário normal de funcionamento.

Na quinta-feira (21), o PSF Vital Pacifico Homem, UBS Emersom Mercatelli e PAM Eva Cruz vão funcionar até as 20h. Na sexta-feira (22), é a vez do PSF Madre Carla Rabolin, UBS Antonio Carlos Fabricio e PAM Eva Cruz funcionarem no período noturno, também até as 20h.

A ação, que faz parte da Campanha Novembro Azul, tem como principal objetivo a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado por meio de análise de sangue, para pacientes a partir de 50 anos – ou a partir de 40, em casos com sinais de risco e sintomas ou histórico familiar, detectados após aplicação de questionário avaliativo.

Além disso, a campanha promoverá durante todo mês de novembro ações de conscientização e palestras nas unidades de saúde, empresas, escolas, igrejas e locais públicos.

“PSA é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno, quanto maligno, ela será detectada no exame de sangue. A partir disso, em caso de alteração, o paciente será encaminhado ao urologista para realização do exame de toque”, explicou a enfermeira do Naes (Núcleo de Apoio à Educação em Saúde), Erika Alves de Freitas.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo responsável por 10% das mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. A detecção precoce é uma estratégia importante para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento e consequentemente de cura.

“É importante que os homens, principalmente aqueles com mais de 50 anos, deixem de lado seus preconceitos e procurem as unidades de saúde para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O câncer ainda mata muitas pessoas, por desinformação e preconceitos injustificados”, ressaltou o secretário da saúde, Romildo Benedito Borelli.

Você pode ler também!

Araras está em situação de alerta para transmissão de dengue

O setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde realizou a avaliação de densidade larvária

Read More...

Conselho Municipal de Saúde: Inscrições seguem até dia 27

A Prefeitura de Araras está com inscrições abertas para interessados em participar do Conselho Municipal de

Read More...

Audiência pública discute Código de Obras e Edificações

O Código Municipal de Obras e Edificações, que está sendo elaborado pela Prefeitura de Araras, é

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu